O colapso na rede da AT&T (ATT) de 1990
Em 15 de janeiro de 1990, um colapso na rede da AT&T deixava inoperante todo o sistema de chamadas de longa distância dos EUA.
Tudo começou às 14:25 do fatídico dia de 15 de janeiro de 1990, quando operadores de rede da empresa American Telephone and Telegraph Company (AT&T), gigante estadunidense das telecomunicações, perceberam que algumas de suas centrais telefônicas de longa distância começaram a apresentar alarmes de falha.
Em poucos segundos, todos os 114 equipamentos de comutação da rede de telefonia de longa distância da AT&T estavam fora do ar.
A primeira central do sistema a falhar foi a de Nova Iorque. Seu software estava programado para, ao detectar problemas, reinicializar o equipamento, o que levava por volta de 6 segundos.
Mas uma atualização no software das centrais executada semanas antes, em dezembro de 1989, trouxe um “bug” que fez com que este comportamento se espalhasse por todo o sistema, em uma reação em cadeia, com todos os equipamentos reinicializando repetidamente a cada 6s.
Foram mais de 9h fora do ar até que a AT&T conseguisse identificar a causa do comportamento inesperado. Como solução imediata, voltaram à versão anterior do software, usada antes da atualização de dezembro.
Tempos depois, passado o momento de crise, identificaram dentro do programa da central, escrito em linguagem “C”, um comando “break” mal colocado, que teria causado todo o transtorno.
Neste período, a empresa que se orgulhava da confiabilidade e estabilidade do seu sistema “redundante e à prova de falhas”, amargou prejuízo de U$S 60 milhões em chamadas não completadas.
Mas os danos causados às empresas de viagens, aluguel de veículos, hotéis, etc, nunca foram estimados.
E você, qual foi seu maior “aperto” numa situação de indisponibilidade de algum serviço de telecomunicações?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema operacional UNIX de 1971
- A primeira chamada comercial de telefone celular de 1983
- A primeira lista telefônica da história de 1878
- A patente do telefone de disco de 1923
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: