O modem USRobotics Courier HST 9.600bps de 1987
Em março de 1987, a fabricante estadunidense de modems USRobotics comercializava seu novo modelo USRobotics Courier HST 9.600bps.
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, onde não existia banda larga, os usuários domésticos de computadores dependiam das saudosas linhas telefônicas fixas e de dispositivos conhecidos como modem para interagirem nos Bulletin Board Systems, os queridos BBS, que bombavam no final dos anos 80. ☎
A fabricante norte-americana de dispositivos de comunicação U.S. Robotics (USR), foi, ao longo dos anos 80 e 90, a “queridinha” dos usuários de modems para linhas discadas, inicialmente para acesso aos BBSs e posteriormente à Internet.
Até então, a velocidade de conexão comumente atingida pelos usuários era da ordem de 2.400 bits por segundo (bps)… e todos eram felizes. 😊
Mas nesta data, a empresa apresentava ao mercado uma novidade que mudaria tudo: sua nova linha de modems USRobotics Courier HST.
Antes mesmo da criação do padrão V.32 da União Internacional de Telecomunicações (UIT/ITU), o novo USRobotics Courier HST era capaz de atingir a estratosférica velocidade de 9.600bps, quatro vezes mais que o padrão vigente.
A capacidade dos modems da família Courier HST (High Speed Transfer) de aceitar praticamente todos os padrões de comunicação vigentes, somada à estabilidade em manter-se funcionando sem travar após diversas chamadas sucessivas, o tornaria o “queridinho” dos operadores de BBS, os conhecidos System Operators ou “sysops”.
Esta “idolatria“ seria também profundamente estimulada por uma estratégia de marketing que garantia um pomposo desconto dado pela empresa aos sysops de BBSs. 😉
Além de atender aos padrões mundiais, contava ainda com um protocolo proprietário de comunicação (HST) que sempre o colocava um passo à frente na corrida pela maior velocidade de transmissão.
Isso significava que, sempre que um modem Courier se conectava a um “irmão”, eles conseguiam transferir dados a velocidades maiores que os padrões mundiais vigentes na época.
Esta alta capacidade de transmissão foi especialmente aproveitada pelos BBS no sistema de mensagens eletrônicas FIDONET, uma das precursoras do “e-mail” antes da Internet, que muitas vezes exigiam caras chamadas telefônicas de longa distância ou internacionais.
Nos anos seguintes, a linha seguiu se antecipando aos padrões, sempre batendo recordes de velocidade até ser finalmente vencida pelos acessos em banda larga.
E você, teve modems da USRobotics? Qual seu modelo preferido?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O Computerized Bulletin Board System CBBS de 1978
- A chegada da Internet comercial no Brasil em 1994
- O TCP/IP se tornava o protocolo padrão da ARPANET em 1983
- Os comandos AT para modems de 1983
- O padrão V.90 para modems de 1998
- O padrão V.92 para modems de 2001
- O protocolo NAPLPS de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: