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Em 6 de outubro de 1990, a fabricante japonesa de games SEGA lançava seu primeiro console portátil, o vídeo game SEGA Game Gear.

O console SEGA Game Gear, cujo nome de desenvolvimento interno era “Project Mercury””, nasceria da ambição da SEGA de desafiar o domínio absoluto que a Nintendo havia estabelecido no mercado de videogames portáteis com o seu Game Boy, lançado em 1989.

O concorrente Nintendo Game Boy, com sua tela de cristal líquido monocromática, poderia até ser considerado “modesto” do ponto de vista técnico. Mas sua longa duração de bateria, baixo custo de produção e boa disponibilidade de jogos lhe garantiriam um sucesso estrondoso de mercado.

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Vista traseira, com seus dois compartimentos para pilhas

Na tentativa de fazer frente a ele, a SEGA optaria por uma estratégia diferente buscando a supremacia técnica, oferecendo ao usuário uma experiência gráfica mais próxima da obtida nos consoles de mesa, com uma inovadora tela colorida retroiluminada, que proporcionava imagens mais vibrantes que o monocromático modelo da Nintendo.

Lançado no dia de hoje no Japão, o SEGA Game Gear buscava se posicionar como uma opção “premium”, com um design horizontal que lembrava as formas arredondadas do MegaDrive/Genesis e características técnicas significativamente superiores às do seu principal concorrente.

Em termos de hardware, o console era essencialmente uma versão portátil e aprimorada do modelo de mesa SEGA Master System, contando com um processador de 8bits Zilog Z-80A de 3,58 MHz de velocidade, memória RAM de 8 KB, memória de vídeo de 16 KB, gerador de áudio Texas Instruments SN76489 de 3 canais e um display LCD retroiluminado de 3,2 polegadas.

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Placa principal

Sua grande inovação (e principal diferencial competitivo) era mesmo sua tela LCD retroiluminada colorida, capaz de exibir 32 cores simultaneamente (a partir de uma paleta de 4096 cores) e com uma resolução de 160 x 144 pontos, o que conferia aos seus jogos um visual superior.

Outro dos grandes diferenciais do SEGA Game Gear era a compatibilidade indireta com os jogos do Master System. Isso porque, por meio do acessório Master Gear Converter, era possível rodar a vasta biblioteca do console de mesa da SEGA no portátil, ampliando consideravelmente o catálogo disponível.

Além disso, a SEGA lançaria periféricos que tornariam o console ainda mais versátil, como o TV Tuner, um módulo que transformava o SEGA Game Gear em uma pequena televisão portátil, recurso considerado impressionante para o início da década de 1990.

Seus jogos, distribuídos em cartuchos com capacidades típicas de 128KB a 512 KB, teve títulos marcantes como “Sonic the Hedgehog”, “Columns”, “Shinobi”, “Ninja Gaiden”, “Mega Man” e “Streets of Rage”, muitos deles versões adaptadas de sucessos do Master System e do Mega Drive.

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O acessório TV Tuner: TV portátil

Apesar de sua clara superioridade técnica e de um design ergonômico horizontal que era muito elogiado, o Game Gear enfrentou desafios enormes que limitaram seu sucesso global. O principal revés era o seu consumo de energia. O console necessitava de seis pilhas AA para operar que, devido à tela retroiluminada colorida, garantiam uma autonomia de apenas 3 a 5 horas de jogo, um tempo drasticamente menor do que as mais de 30 horas oferecidas pelo Game Boy, com apenas quatro pilhas.

Seu preço de venda também era mais alto que o da concorrência, o que dificultaria sua penetração em mercados emergentes. Lançado no Japão por ¥19.800 e posteriormente nos Estados Unidos por US$149,99, tinha um valor consideravelmente maior do que o do Game Boy no mesmo período.

Também a biblioteca de jogos (que chegaria a 300 títulos), embora contasse com títulos de peso como Sonic the Hedgehog e versões portáteis de jogos de sucesso do Master System, nem sempre conseguia se equiparar em volume e variedade aos lançamentos do rival da Nintendo.

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Anúncios da época

Embora a produção do SEGA Game Gear tenha se estendido por praticamente toda a década de 1990, com o passar dos anos, o console viu seu ciclo de vida se encurtar diante da queda nas vendas e da chegada de novas gerações de portáteis. Isso faria com que a SEGA descontinuasse sua produção e suporte em 30 de abril de 1997, embora a norte-americana Majesco Entertainment tenha o relançado na América do Norte no ano 2000 a um preço mais baixo e por um período limitado, antes da descontinuação final no início de 2002.

Estima-se que o SEGA Game Gear tenha vendido mais de 10milhões de unidades em todo o mundo, um número respeitável, mas distante dos 100milhões de unidades do seu fenomenal principal concorrente.

O SEGA Game Gear chegaria ao mercado norte-americano em 15 de abril de 1991 e à Europa no mesmo mês.


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial de TV da época
Restaurando o SEGA Game Gear
Os 10 melhores jogos do SEGA Game Gear
O sintonizador de TV do SEGA Game Gear
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*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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