O microcomputador Osborne Vixen de 1984

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 25 de outubro de 1984, a fabricante de computadores Osborne anunciava seu último modelo de computador transportável, o Osborne Vixen.

Fabricado pela Osborne Computer Corporation, mesma criadora do Osborne 1 (o primeiro computador portátil de sucesso), o microcomputador Osborne Vixen foi mais um dos modelos “transportáveis” da empresa, projetado para ser uma versão mais compacta e aprimorada do Osborne 1, mantendo o foco em portabilidade e acessibilidade para profissionais.

microcomputador Osborne Vixen 2
Vista traseira

Também conhecido como Osborne 4, o Osborne Vixen pesava pouco mais de 8kg, sendo mais leve e mais fácil de transportar do que seu antecessor, embora ainda “grandão”para os padrões atuais.

O computador vinha equipado com um processador Zilog Z80A de 4 MHz de velocidade, memória RAM de 64 KB, uma tela integrada de 7 polegadas com suporte para texto de 80 colunas, duas unidades de disquetes de 5¼ polegadas e 390KB de capacidade cada (disco rígido de 10MB opcional), teclado escamoteável de 60 teclas mecanicamente ligado ao gabinete, além de conexões externas tipo serial e paralela.

microcomputador Osborne Vixen 4
Vista interna

Em relação ao seu software, mantinha como sistema operacional o popular CP/M, incluindo ainda uma suíte de softwares essenciais, como o WordStar (processados de texto),  SuperCalc (planilhas eletrônicas), MBASIC (programação BASIC), Osboard (gráficos), dentre outros, o que o tornava uma ferramenta prática para escritórios móveis.

microcomputador Osborne Vixen 3
Osborn Vixen pronto pra viagem!

Embora o Osborne Vixen tivesse um bom potencial e algumas melhorias notáveis, seu lançamento foi ofuscado pela crescente concorrência no mercado de computadores portáteis, especialmente com os PCs. Soma-se ainda a instabilidade financeira da Osborne Computer Corporation, que um ano antes havia dado entrada com um pedido de falência em decorrência do famoso “Osborne Effect” após o lançamento do Osborne Executive.

Como resultado, o Osborne Vixen não alcançou o sucesso esperado, sendo um dos últimos produtos significativos da Osborne antes de desaparecer definitivamente do mercado.

Material publicitário:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, teve algum dos modelos de computadores Osborne?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Utilizando um Osborne Vixen
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *