Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 6 de maio de 1985, a fabricante de computadores norte-americana Zenith Data Systems apresentava o microcomputador Zenith ZFL-171-42 Portable, seu poderoso “PC compatível” portátil com sistema MS-DOS e tela LCD.

Baseado no computador Morrow Pivot, projetado por George Morrow (Morrow Designs) e fabricado pela Vadem Corp em um contrato OEM, o Zenith ZFL-171-42 Portable foi lançado pela Zenith Data Systems (ZDS) durante a edição da feira COMDEX/Spring ocorrida entre os dias 6 e 9 de maio de 1985 em Atlanta/EUA, destacando-se como uma solução robusta e compatível com o padrão IBM PC, voltado para profissionais que necessitavam de desempenho e portabilidade.

microcomputador Zenith ZFL-171-42 Portable 2
Vistas externas

Contava com um processador Intel 80C88 de 4,77 MHz, memória RAM de 256 KB (expansível até 640 KB), tela LCD retroiluminada (novidade!) de 10 polegadas (capaz de exibir 80 colunas por 25 linhas de texto e gráficos CGA com resolução de 640×200 pixels), duas unidades de disquete de 5¼ polegadas, teclado completo de 77 teclas (que incluía 10 teclas de função e 4 teclas de ícones com atalhos para programas, proporcionando uma experiência de digitação semelhante à de desktops da época), modem, além de slot de expansão e conexões externas pra vídeo, serial e paralela.

Pesando aproximadamente 6,5 kg e com dimensões compactas para a época, o Zenith ZFL-171-42 Portable era facilmente transportável, sendo alimentado por uma fonte externa ou por uma bateria interna opcional. Adicionalmente, oferecia saídas externas de vídeo composto e RGB, aumentando sua versatilidade.

microcomputador Zenith ZFL-171-42 Portable 3
Placa principal

Capaz de executar o sistema operacional MS-DOS 2.11, o que lhe conferia compatibilidade com uma vasta biblioteca de programas na época, tinha em seu teclado teclas de atalho (ícones) que disparavam aplicativos residentes na memória interna, com funcionalidades de relógio/calendário, terminal de acesso remoto, acesso ao disco e calculadora básica.

Sua combinação de portabilidade, compatibilidade e desempenho faria com que o Zenith ZFL-171-42 Portable se destacasse no mercado corporativo, vencendo uma licitação (contra a IBM) no valor de US$ 27milhões para fornecer 20mil unidades para o Internal Revenue Service (IRS), a Receita Federal dos Estados Unidos, para uso por seus auditores fiscais, quando em trabalho de campo.

microcomputador Zenith ZFL-171-42 Portable 4
Anúncio da época

O modelo Z-171 também ficaria conhecido como “Z-170”, visto que seu manual mencionava uma “família Z-170”, que no final das contas só contaria com o modelo “Z-171” mesmo. 😊

O mesmo projeto do Zenith ZFL-171-42 Portable também havia sido licenciado para a fabricante Osborne Computer Corporation, que o comercializaria no mercado europeu como Osborne Encore e, posteriormente, nos EUA como “Osborne 3”.

Para conhecer ou relembrar:

Folder de divulgação:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Manual de usuário:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, utilizou algum dos modelos de portáteis da Zenith Data Systems?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review do Zenith ZX-171
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *