Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em abril de 1985, a empresa de computadores e games Atari lançava seus novos modelos de computadores de 8 bits, o Atari 65XE e o Atari 130XE.

Ao final da primeira metade dos anos 80, a lendária empresa de games norte-americana Atari vivia um momento de transformação e incertezas. Após o colapso do mercado de videogames em 1983, a empresa enfrentava, além de uma grave crise financeira, uma enorme perda de prestígio.

Nesse cenário turbulento, a Atari Inc, então sob controle da Warner Communications, havia sido dividida, tendo sua divisão de computadores e videogames sido vendida em 1984 a ninguém menos que Jack Tramiel, fundador da empresa Commodore International, responsável pelo sucesso estrondoso do Commodore 64, o microcomputador mais vendido da história.

microcomputadores Atari 65XE e Atari 130XE 2
…juntamente com o Atari 130XE.

Tramiel, recém-saído da Commodore após desentendimentos com a diretoria, assumiria o comando da nova Atari Corporation com o objetivo de reposicionar a empresa no mercado de computadores pessoais. Certamente com “sangue nos olhos” pela forma como foi “convidado a sair” da sua própria ex-empresa. 😊

Em sua chegada, encontrou uma Atari enfraquecida, com estoques acumulados de peças para consoles de videogames e de computadores da série Atari XL, e sem lançamentos competitivos há algum tempo, num mercado com uma agora dominado por sua antiga empresa.

Desta forma, Tramiel tinha a meta de limpar os estoques antigos, modernizar a imagem da empresa e oferecer produtos compatíveis com o legado da Atari, mas com um design renovado e características técnicas que permitissem alguma sobrevida frente à concorrência acirrada dos computadores de 8 bits, especialmente o já consolidado Commodore 64.

microcomputadores Atari 65XE e Atari 130XE 3
Vistas externas

A decisão de lançar os modelos Atari 65XE e Atari 130XE, que haviam sido anunciados meses antes, em 5 de janeiro de 1985, durante a edição de inverno da feira Consumer Electronics Show (CES), era, digamos assim, estratégica. Estratégica também teria sido a escolha de nomes, “inspirados” nos concorrentes Commodore 64 (65XE) e Commodore 128 (130XE), mas com “um plus a mais”. 😂

Os novos modelos foram criados como sucessores da linha Atari XL, com foco em custo acessível, compatibilidade com o software preexistente, mas trazendo uma aparência mais moderna, já inspirada no design na nova linha de computadores de 32bits que a empresa tinha no forno, o Atari ST.

Inicialmente batizado como Atari 900XLF,  Atari 65XE (de XL-Expanded) chegava como substituto do Atari 600XL, mantendo basicamente as mesmas características, como o microprocessador MOS Technology 6502, operando a 1,79 MHz, memória RAM de 64 KB, memória ROM de 24KB (incluindo o Atari XL OS e Atari BASIC), teclado com 62 teclas, processadores gráficos Antic/GTIA capazes de exibir imagens com resolução de até 320×192 pontos e 256 cores, processador de som POKEY de quatro canais, além de conexões externas de expansão, alimentação, monitor, TV, joysticks, cartuchos e porta serial (drive de disquetes ou impressora).

microcomputadores Atari 65XE e Atari 130XE 4
Placa Principal Atari 65XE

A principal diferença em relação ao modelo anterior era a porta Parallel Bus Interface (PBI), removida em alguns modelos iniciais do Atari 65XE e substituída pela Enhanced Cartridge Interface (ECI) em outras versões posteriores. Embora fossem “eletricamente” compatíveis, a PBI e a ECI utilizavam conectores diferentes.

O Atari 130XE, que tomava o lugar do Atari 800XL, mantinha a mesma arquitetura básica do modelo 65XE, mas se destacava por incluir 128 KB de memória RAM dividida em dois blocos de 64 KB comutáveis por software, uma técnica avançada para a época e que permitia aos desenvolvedores usar bancos de memória adicionais para gráficos, buffers de dados ou arquivos grandes. Veio também equipado com a porta de expansão ECI (Enhanced Cartridge Interface), que possibilitava a conexão de periféricos mais avançados, como expansores de memória, unidades de disco, dente outras.

O design externo dos dois modelos era muito semelhante, com gabinetes de plástico cinza e teclados de baixo perfil, remetendo visualmente à nova linha Atari ST que seria lançada em breve.

microcomputadores Atari 65XE e Atari 130XE 5
Placa Principal Atari 130XE

Em relação ao seu software, tanto o Atari 65XE quanto o Atari 130XE vinham com o interpretador Atari BASIC e o sistema operacional Atari XL OS na memória ROM. Garantiam também boa compatibilidade com a ampla biblioteca de jogos, aplicativos educacionais e ferramentas de produtividade criados para os modelos anteriores.

Apesar da modernização de design e do aumento de memória no 130XE, a recepção de mercado foi moderada. Os modelos não conseguiram ofuscar o brilho do Commodore 64, embora tenham vendido razoavelmente bem no mercado Europeu, América Latina e algumas partes da Ásia, especialmente onde a Atari já possuía distribuição. Nos Estados Unidos, o impacto foi limitado e com vendas mais tímidas, mas suficientes para manter a Atari ativa no segmento de 8 bits por mais alguns anos.

Em alguns países da Europa, o modelo Atari 65XE foi comercializado sob a denominação Atari 800XE, como forma de pegar carona no enorme sucesso que seu antecessor Atari 800XL fazia por lá.

microcomputadores Atari 65XE e Atari 130XE 6
Anúncios da época

Os Atari 65XE e Atari 130XE representam os últimos grandes esforços da Atari na era dos micros de 8 bits. Embora não tenham revolucionado o mercado, foram importantes para manter viva a base de usuários da empresa e preservar a rica herança da plataforma Atari 8-bit. Além disso, serviram como ponte entre a antiga linha XL e a nova geração de computadores ST, abrindo espaço para a reestruturação da empresa sob a liderança de Jack Tramiel.

A linha foi definitivamente descontinuada em 1987. No mesmo ano, uma versão “encaixotada como um videogame” seria lançada, o Atari XE Game System.


E você, teve um Atari XE? qual o melhor computador ou console da Atari na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review dos Atari 65XE e Atari 130XE
Ampliando a memória de um Atari 65XE
Comercial da época
Comercial chileno com o Atari 65XE
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *