O primeiro PhD em Ciência da Computação de 1965

Em 05 de dezembro de 1965, na Universidade da Pennsylvania nos EUA, a primeira tese de doutorado da história na área de ciência da computação era defendida, estabelecendo o primeiro PhD em Ciência da Computação.
O responsável pelo feito foi Richard L. Wexelblat, então estudante departamento de Engenharia Elétrica da Universidade da Pennsylvania.
Além dele, diversos outros estudantes do departamento já vinham realizando trabalhos relacionados ao “universo da computação”, que já era na época uma temática com interesse crescente.
A novidade aqui foi que, pela primeira vez na história, em um diploma de PhD figurava a denominação “Ciência da Computação”, fazendo dele o primeiro ser humano a obter este título.
Em janeiro do ano seguinte, seu colega Andy van Dam também completaria sua Tese, sendo a segunda pessoa a obter o título.

Wexelblat viria posteriormente a escrever o livro “History of Programming Languages” (A História das Linguagens de Programação), publicado em 1981.
É atribuída também a Wexelblat a expressão “Escolha dois entre: bom, rápido e barato”, que ficaria conhecida como “Wexelblat’s Scheduling Algorithm” (Algoritmo de Agendamento Wexelblat ), e que ilustra a inviabilidade de se endereçar simultaneamente a todas estas três dimensões em um determinado projeto.
Importante recordarmos também que a Universidade da Pennsylvania foi responsável por outro relevante feito histórico do mundo dos computadores: o computador ENIAC.
E você, saberia dizer o que faz um Cientista da Computação?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O computador Atanasoff-Berry de 1940
- O computador EDVAC de 1945
- O computador ASCC Mark I de 1944
- O computador ENIAC de 1946
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!