O sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.0 de 1993
Em 30 de março de 1993, era anunciada a nova versão do Sistema Operacional Microsoft MS-DOS 6.0, para computadores tipo PC.
Tratava-se de mais uma das atualizações do já aclamado Sistema Operacional MicroSoft Disk Operating System (MS-DOS), introduzido em 1981, juntamente com o primeiro IBM PC.
A versão Microsoft MS-DOS 6.0, como de costume, trazia algumas novidades em relação ao seu predecessor.
A primeira delas era o novo aplicativo Microsoft DoubleSpace, que, numa época em que os discos rígidos ainda eram caros e possuíam uma capacidade reduzida (na casa das dezenas ou centenas de Megabytes), prometia compactar os dados do disco rígido do usuário, virtualmente duplicando sua capacidade.
Teve seu algoritmo baseado no software Stacker, da empresa Stac Electronics, até então a ferramenta de referência no mercado para a realização deste tipo de tarefa.
Contudo, desentendimentos entre as empresas as levariam a um litígio, que resultaria na substituição do aplicativo na versão seguinte do MS-DOS.
O novo sistema introduzia também a ferramenta Microsoft Backup (MSBackup), com a qual o usuário podia fazer cópias de segurança dos seus arquivos e configurações, algo de suma importância numa época em que os sistemas estavam muito vulneráveis ao ataque dos vírus de computador e pelos frágeis sistemas de arquivos de disco que, com alguma frequência, se corrompiam.
O MS-DOS 6.0 garantia ainda aos seus usuários ganhos de performance em relação aos antecessores, através da utilização de duas novas ferramentas: o Microsoft MemMaker e o Microsoft Defrag.
O novo aplicativo Microsoft MemMaker assegurava estes ganhos ao otimizar a utilização de memória do sistema, alterando automaticamente os arquivos de configuração CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, tarefa que, realizada manualmente, podia ter um grau elevado de complexidade para o usuário leigo.
O Microsoft Defrag, por sua vez, “organizava” os arquivos do disco rígido de forma que todos seus dados estivessem arranjados em blocos contíguos, tarefa conhecida como desfragmentação, o que acelerava enormemente os processos de leitura.
Nesta mesma linha de “otimização”, o novo DOS trazia também a possibilidade de se criar múltiplas configurações de inicialização, onde, durante o boot, era apresentado um “menu” ao usuário, através do qual poderiam ser selecionados diferentes perfis de configuração.
Outro aplicativo introduzido nesta versão foi o Interlink, que conectava dois computadores por meio de suas portas de comunicação paralelas ou seriais, permitindo o compartilhamento de dados e impressoras entre eles, exatamente a mesma função do conhecido programa “LapLink”.
Foi também no MS-DOS 6.0 que finalmente surgiu o comando “move”, que facilitava sobremaneira a vida do usuário, quando a movimentação de arquivos no disco era necessária para melhorar sua organização.
As novidades do sistema se completavam com o novo Microsoft Anti-vírus (MSAV), desenvolvido pela empresa Central Point Software, uma ferramenta extremamente básica e sem recurso de atualização embutido, podendo identificar pouco mais de 1200 vírus diferentes.
Após o seu lançamento, o novo Microsoft MS-DOS 6.0 foi fortemente criticado pela imprensa em função dos seus muitos “bugs”, em especial o do DoubleSpace, cujo arquivo principal de dados se corrompia com frequência, sem que estivesse disponível qualquer ferramenta de sistema para reparo, resultando na irremediável perda de todos os arquivos do usuário.
Outro ponto de críticas foi quanto à inclusão ferramenta antivírus MSAV que, comparada ao aplicativo concorrente McAfee VirusScan, utilizado por 10 entre 10 usuários de PC da época, nada acrescentava, estando anos-luz atrás, com muitos usuários o vendo com um recurso desnecessário e de pouca utilidade prática.
Apesar de todas as “questões”, teve uma boa aceitação de mercado, sendo mais um sucesso de vendas.
Como resposta aos sérios bugs da versão 6.0, a Microsoft lançaria, em setembro do mesmo ano de 1993, uma versão atualizada, o MS-DOS 6.2, com um utilitário DoubleSpace corrigido e melhorado e um novo aplicativo para checagem e correção de problema no disco, o ScanDisk, substituindo o antigo chkdsk.
O MS-DOS continuaria a ser amplamente utilizado até a segunda metade dos anos 90, quando foi gradualmente substituído pelo Windows 95 e suas versões posteriores.
Para Conhecer ou Relembrar:
Quer experimentar o MS-DOS 6.0? Aqui neste endereço você realiza o download das imagens dos discos de instalação.
E você, qual sua lembrança do Microsoft MS-DOS 6.0?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 5.0 de 1991
- O sistema Linux 1.0.0 de 1994
- O sistema operacional Digital Research GEM Desktop 1.0 de 1985
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: