Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em maio de 1978, a fabricante japonesa Sharp lançava seu primeiro modelo da linha de microcomputadores Sharp MZ, o SHARP MZ-40K.

A linha de computadores pessoais Sharp MZ, produzida pela japonesa Sharp Corporation (シャープ株式会社) a partir de 1978, foi a primeira família de computadores pessoais da empresa, obtendo relativo sucesso, tanto na sua terra quanto no mercado europeu.

Ao longo dos anos, a linha ganharia diversos modelos, como: MZ-40K, MZ-80K/MZ-80C, MZ-80A/MZ-1200, MZ-80B, MZ-700, MZ-800/MZ-1500, MZ-100, MZ-2000, MZ-2200, MZ-2500, MZ-2800, MZ-3500, MZ-5500, MZ-5600/MZ-6500 e MZ-8000.

O Sharp MZ-40K

A família Sharp MZ teve como primeiro modelo o Sharp MZ-40K, também conhecido como ” Dr. Microcomputer“, um pequeno microcomputador (na verdade um brinquedo) vendido como um kit de peças a ser montado pelo próprio usuário.

microcomputador Sharp MZ 2
Sharp MZ-40K: primeiro modelo

Lançado em maio de 1978, era voltado para um público que buscava ter suas primeiras experiências com eletrônica e programação, sendo o ponto de partida para uma série de computadores que logo ganharia popularidade.

Contava com um microprocessador de 4bits Fujitsu MB8843 de 1,79 MHz de velocidade, memória ROM de 1KB, memória RAM de 32(interna)+256(externa) bytes, display de LED de 4 dígitos, alto-falante, teclado hexadecimal de 16 teclas, além de conexões externas para sensores e alimentação.

Embora possuísse um teclado hexadecimal integrado, não dispunha nenhuma funcionalidade de programação livre, seja em linguagem de máquina, linguagem BASIC ou qualquer outra. Também não dispunha de nenhuma capacidade de expansão e nenhum recurso de armazenamento interno ou externo.

microcomputador Sharp MZ 3
Anúncio da época

Dentre as poucas ações que o usuário podia executar, estavam a programação de notas musicais, uns poucos joguinhos na memória, a criação de relógios e contadores no display integrado ou ainda o disparo de eventos (como alarmes) controlados pelo relógio interno ou por algum dos sensores externos que acompanhavam o kit.

O computadorzinho não teve um grande sucesso comercial, mas abriria o caminho para os modelos seguintes.

O Sharp MZ-800

Lançado em outubro de 1985, o Sharp MZ-800 foi um microcomputador de 8bits que chegava para suceder ao Sharp MZ-700, oferecendo melhorias significativas que buscavam ampliar o legado de inovações da Sharp, tornando-o ideal tanto para jogos quanto para aplicativos de negócios e educação.

Parcialmente compatível com os modelos anteriores Sharp MZ-80 e Sharp MZ-700, o Sharp MZ-800 era uma máquina mais potente que seus antecessores, destacando-se por sua maior capacidade gráfica, maior memória e versatilidade em comparação aos modelos anteriores.

microcomputador Sharp MZ 4
O Sharp MZ-800

Contava com o microprocessador Sharp LH0080 (clone do Zilog Z-80) de 3,5 MHz de velocidade, memória RAM de 64 KB, memória ROM de 16KB, processador de áudio Texas Instruments SN76489 de 3 canais, gerador de vídeo com 16KB de memória dedicada (resolução de até 640×200 pontos, 16 cores e 80 colunas em modo texto, o que o tornava atraente para jogos), gravador K7 MZ-1T04 integrado (opção de disco MZ-1F11 padrão QuickDisk de 2,8”), além de conexões externas para expansão, gravador K7, vídeo, joystick e impressora.

Uma unidade de disquetes externa também foi comercializada, ampliando sua capacidade de armazenamento e permitindo utilizar uma versão personalizada do sistema operacional Digital Research CP/M (o P-CP/M), o que lhe dava acesso à uma vasta biblioteca de aplicativos já desenvolvida para o sistema

microcomputador Sharp MZ 5
Vista traseira

Em relação ao seu software, uma das características importantes do Sharp MZ-800 era sua compatibilidade com programas desenvolvidos para os modelos anteriores da série MZ, garantindo uma transição suave para os usuários já familiarizados com a linha.

Assim como o modelo anterior, o Sharp MZ-800 não dispunha de um interpretador BASIC embutido na memória ROM (o que era incomum para a época), exigindo que a linguagem ou programa desejado fosse carregado através da unidade de fica ou disquete.

Este conceito de “clean computers” da Sharp, no qual a memória ROM continha uma programação mínima apenas para fazer o computador inicializar, apesar de parecer estranho, lhe dava uma grande flexibilidade, pois permitia ao usuário carregar, ao ligar o computador, qualquer linguagem ou programa disponível, liberando a parte da memória que estaria sendo ocupada por um interpretador “integrado”.

microcomputador Sharp MZ 6
Vista interna

Desta forma, ele suportava uma grande variedade de linguagens de programação, incluindo Assembly, Basic, Eumel/Elan, Forth, Fortran, Lisp, Logo, Pascal, Prolog, o que o tornava uma ferramenta versátil tanto para o aprendizado quanto para o desenvolvimento de software.

A versão japonesa do computador seria batizada como Sharp MZ-1500, mantendo basicamente a mesma configuração, excetuando-se a cor escura em seu gabinete e a unidade QuickDisk como padrão de fábrica.

O Sharp MZ-800 seria lançado oficialmente na Europa em janeiro de 1985.

microcomputador Sharp MZ 7
Anúncios europeus

No mercado altamente competitivo de computadores domésticos e educacionais, o Sharp MZ-800, apesar de ter enfrentado concorrência de máquinas como o Commodore e Amstrad, conseguiu se manter relevante, graças à sua flexibilidade, confiabilidade e ao apoio de uma comunidade leal e ativa de usuários e desenvolvedores

Com a intenção de substituir a linha (sem muito sucesso), a empresa lançaria em 1982 o modelo Sharp X1, que por sua vez seria substituído pelo poderoso Sharp X68000 (o “God Computer”) em 1987.


E você, teve algum dos modelos da linha Sharp MZ?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Apresentando o Sharp MZ-40K
Utilizando um Sharp MZ-40K
Carregando o interpretador BASIC em um Sharp MZ-800
Inicializando um Sharp MZ-800 a partir da unidade de disquetes
Jogos do Sharp MZ-800
30 jogos para o Sharp MZ-800
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *