O microcomputador MSX Toshiba HX-10 de 1983
Em novembro de 1983, a japonesa Toshiba lançava no seu quintal o microcomputador MSX Toshiba HX-10, compatível com a primeira geração da arquitetura MSX.
Primeiro modelo de MSX lançado pela Toshiba, poucas semanas depois do modelo Mitsubishi ML-8000, o Toshiba HX-10S foi um dos modelos da linha que tinha como foco seu mercado local, o Japão.
Seguindo uma tendência comum aos modelos de primeira geração (MSX 1) de vários dos fabricantes de computadores da arquitetura MSX, os computadores da linha Toshiba HX-10 eram construídos em um único módulo, integrando a CPU e o teclado, com versões nas cores preta e vermelha.
Iniciado com o primeiro modelo Toshiba HX-10S (com 16KB de memória RAM), foi o primeiro fabricante a lançar uma versão MSX com 64KB de RAM, o Toshiba HX-10D.
Uma das peculiaridades da linha era que todos os modelos dispunham de apenas um slot de cartuchos, existindo, contudo, a possibilidade de conexão de um acessório expansor de slots (o Toshiba HX-E600), numa porta expansão localizada na parte traseira do microcomputador.
Comercializado originalmente sob a denominação “Pasopia IQ” em sua terra natal, Toshiba HX-10 foi também vendido em vários países da Europa, exclusivamente nas versões de 64KB de RAM, obtendo especial sucesso no Reino Unido.
Adotava o mesmo padrão de configuração de hardware comum à arquitetura MSX, com um microprocessador Zilog Z-80A rodando a 3,58MHz, 16KB de memória RAM (64KB no segundo modelo), 32KB de memória ROM, processador de vídeo TMS9918A (posteriormente TMS9928A e TMS9929A) com 16KB de memória de exclusiva, processador de som General Instrument AY-3-8910, teclado mecânico de 73 teclas, um slot para cartucho, interpretador BASIC Microsoft residente, bem como conexões para expansão, joystick, vídeo, áudio e gravador K7.
Embora os modelos iniciais não dispusessem de uma porta de impressora integrada, a fabricante comercializou o cartucho Toshiba HX-P500, que disponibilizava uma porta paralela padrão Centronics, que permitia a conexão de qualquer impressora compatível.
E você, teve algum computador MSX? Qual?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A arquitetura MSX de 1983
- O microcomputador MSX National CF-2700 de 1984
- O microcomputador MSX Canon V-20 de 1984
- O microcomputador Spectravideo SV-328 de 1983
- EPCOM SHARP Hotbit – O micro que funciona pra todo mundo – Revista Microsistemas
- O microprocessador Zilog Z-80 de 1976
- A empresa Zilog de 1974
- O microcomputador ORIC ATMOS de 1984
- O microcomputador MSX Goldstar FC-200 de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: