O microcomputador Sinclair ZX Spectrum+ de 1984
Em outubro de 1984, a britânica Sinclair Research lançava seu novo modelo da linha ZX Spectrum, o microcomputador Sinclair ZX Spectrum+.
Chegando para suceder ao modelo original Sinclair ZX Spectrum, o Sinclair ZX Spectrum+ (leia-se “plus”), também desenvolvido pela Sinclair Research, era no geral uma revisão “estético-ergonômica”, abordando especialmente algumas das principais críticas ao modelo original e apresentando alguns incrementos.
Com um desenvolvimento relâmpago iniciado poucos meses antes, em junho de 1984, a primeira e mais relevante das mudanças era o novíssimo teclado, que substituía o criticado modelo de borracha (chiclete), que muitos usuários achavam desconfortável (com razão).
Construído em plástico injetado, o novo teclado em estilo “profissional” teve seu leiaute remodelado, seguindo o novo conceito introduzido pelo Sinclair QL, destacando-se a nova barra de espaço (maior e centralizada) ladeada por novas teclas de cursor, e teclas ENTER e CAPS-SHIFT de dimensão maior. Tudo pensado para agradar aos seus usuários. 😊
Dois suportes dobráveis foram também acrescentados na parte inferior traseira do gabinete (como nos teclados de computador), permitindo regular a altura do computador, colocando-o em uma posição mais favorável à digitação.
As novidades externas se completavam com o novo e tão desejado botão de RESET, acrescentado em sua lateral. Isso porque, até então, para reinicializar a máquina era necessário, ou puxar o conector de força (o que poderia danificar o conector com o tempo), ou desligar a fonte de alimentação.
Internamente, o Sinclair ZX Spectrum+ mantinha a mesma arquitetura do ZX Spectrum original, com um processador Zilog Z-80 a 3,5 MHz de velocidade, memória RAM de 48 KB, memória ROM de 16KB com interpretador de linguagem BASIC integrado, além de conexões externas para expansão, alimentação, gravador K7 e TV.
A mudança no teclado foi vista como uma tentativa de Sinclair de ampliar a base de usuários, incluindo profissionais e educadores, que vinham pedindo há tempos por uma máquina com um teclado mais robusto para digitação. Estas alterações foram bem recebidas pelos consumidores, ajudando a aumentar as vendas do modelo, que representaram quase o dobro do modelo original.
Para que os usuários possuidores do modelo original não se sentissem desamparados pela empresa, a Sinclair comercializaria um “kit de upgrade”, composto de um novo gabinete vazio, no qual poderia ser instalada a placa do modelo antigo.
Apesar do Sinclair ZX Spectrum+ não ter apresentado grandes inovações técnicas, seu redesenho físico, que resultaria na melhoria da ergonomia e da durabilidade do teclado, faria uma grande diferença para muitos dos seus usuários, mostrando que a empresa estava disposta a ouvir e responder às suas necessidades.
Em um segmento cada vez mais competitivo, isso teria sido suficiente para manter a relevância da linha no mercado por mais algum tempo, continuando a história de sucesso da linha.
O Sinclair ZX Spectrum+ acabaria sendo substituído pelo Sinclair ZX Spectrum 128, lançado em 1986, que oferecia mais memória e recursos de áudio aprimorados.
Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, teve algum dos modelos do O microcomputador Sinclair ZX Spectrum?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Sinclair ZX Spectrum de 1982
- O microcomputador Sinclair ZX Spectrum 128 de 1986
- O microcomputador Sinclair QL Quantum Leap de 1984
- O microcomputador Timex Sinclair TS2068 de 1983
- Filme Micro Men de 2009
- O microcomputador Timex-Sinclair TS1500 de 1983
- O microcomputador Timex Sinclair TS1000 de 1982
- O microcomputador Sinclair ZX-80 de 1980
- O microcomputador Sinclair ZX81 de 1981
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:
O ZX-Spectrum foi a entrada de muita gente na era da informática
Um computador que marcou história em todo o mundo!
Você teve algum deles?