O primeiro grupo de usuários de computador da história em 1955

Em 22 de agosto de 1955, um grupo de voluntários representantes de 17 instituições que possuíam um computador mainframe da linha IBM 7XXX fundavam, em Los Angeles/EUA, o primeiro grupo de usuários de computador da história.

primeiro grupo de usuários de computador da história 2
O computador IBM 701

Este grupo, batizado de SHARE (do inglês “compartilhar”), tinha como proposta promover o compartilhamento de informações, experiências e programas entre seus membros.

Ao longo dos anos de existência, o projeto cresceu, englobando outros modelos de computadores IBM, além de outros segmentos como linguagens de programação, sistemas operacionais e bancos de dados.

Uma das maiores contribuições do projeto era a biblioteca “SHARE”, na qual a IBM disponibilizava os códigos fontes de vários dos seus sistemas.

primeiro grupo de usuários de computador da história 3
O computador IBM 704

Isso permitia os membros do grupo pudessem realizar alterações nessas rotinas, compartilhando os resultados com os demais participantes.

Esta foi uma das primeiras experiências práticas que se tem conhecimento, dos conceitos que hoje denominamos “desenvolvimento distribuído” e “open source.

Numa época sem internet e sem e-mail, todo o compartilhamento se dava pelo correio, por onde eram encaminhados manuais, listagens de programas, cartões perfurados, fitas magnéticas, etc…

E você, já participou de algum grupo de usuários de computadores?