O smartphone Nokia N-Gage de 2003
Em 07 de outubro de 2003, a finlandesa Nokia lançava o smartphone Nokia N-Gage, seu híbrido telefone-console portátil de videogame.
Criado pela histórica empresa finlandesa de tecnologia NOKIA, o Nokia N-Gage foi uma proposta de dispositivo híbrido revolucionário, projetado para atender às necessidades de jogadores que desejavam jogar videogames de qualidade em um dispositivo portátil, enquanto ainda mantinham a funcionalidade de um telefone celular.
Era uma tentativa ousada de criar um dispositivo “tudo-em-um“, que eliminasse a necessidade de transportar tanto um telefone quanto um console de jogos separados, o que vinha se tornando comum entre os usuários da época.
Esta “ousadia” também era notada em função de um outro objetivo o qual NOKIA buscava alcançar com o N-Gage: competir com a Nintendo e seus portáteis Game Boy.
De cara, o equipamento já chamava a atenção por seu design inovador, assemelhado aos modelos de controles de videogame da época, com uma tela central e botões de controle laterais.
Contava com uma CPU de 32bits ARM 920T rodando a 104MHz, memória RAM de 16MB (3,49MB livres), memória ROM de 16MB, tela de 2,1” com resolução de 176×208 pontos e 4096 cores, slot para cartão de memória MMC (o “cartucho” do jogo), conexão bluetooth, reprodutor MP3 e teclado com botões para controle de jogos e discagem telefônica.
Mas esta sua estética “gamer”, que fazia dele um dispositivo elegante para se jogar, vinha ao custo de uma aparência “desajeitada”, quando a necessidade fosse fazer chamadas telefônicas tradicionais. 😊
E era exatamente aí onde se concentravam a maior parte das críticas dos usuários, visto que, para que pudesse ser realizada uma ligação, era necessário segurar o dispositivo de lado, o que muitas pessoas achavam desconfortável e pouco prático.
Outro ponto de reclamações estava relacionado ao slot para jogos, que obrigava a remoção da tampa traseira e a retirada da bateria para sua troca.
Seu formato peculiar “curvadinho”, que se assemelhava à uma das iguarias da culinária mexicana, faria ainda com que ganhasse o carinhoso apelido de “taco phone”. 🌮
Quanto ao seu software, tinha como sistema operacional o conhecido Symbian S60 6.1, que equipava diversos modelos populares da época.
Em relação aos jogos, que somariam por volta de 50 títulos, o Nokia N-Gage ganharia versões de sucesso de jogos conhecidos como “Tomb Raider”, “Sonic N” e “The Elder Scrolls Travels: Shadowkey”, que demonstrariam a capacidade do dispositivo de fornecer experiências de jogo comparáveis às dos consoles portáteis dedicados.
Tentando responder às críticas relacionadas ao seu design e reviver a popularidade do dispositivo, a Nokia lançaria no ano seguinte, em 26 de maio de 2004, a versão revisada e aprimorada Nokia N-Gage QD, menor e mais arredondada, reposicionando o slot de cartuchos e o conetor de fone de ouvido.
Mas apesar de sua proposta inovadora e das alegadas 3 milhões de unidades vendidas, o Nokia N-Gage enfrentaria grandes desafios no mercado, fracassando no seu objetivo de competir com os consoles portáteis, o que faria com que fosse descontinuado em 24 de fevereiro de 2006.
De qualquer forma, embora tenha resultado em um insucesso comercial, sua abordagem inovadora anteciparia a convergência de dispositivos com a qual hoje convivemos, com smartphones capazes de rodar uma ampla variedade de jogos.
E você, quais foram os melhores modelos de telefones para jogos na sua opinião?
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*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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