Filme Black Mirror: Bandersnatch de 2018
Lançado em 28 de dezembro de 2018, o filme Black Mirror: Bandersnatch, do diretor britânico David Slade, é um filme de ficção interativo ambientado em 1984 que conta a história do jovem programador Stefan Butler, que está desenvolvendo um jogo de computador baseado em um romance de escolha interativa chamado “Bandersnatch”. À medida que Stefan trabalha no jogo, ele começa a questionar a sua própria realidade e a perder o controle sobre sua vida, enfrentando um destino repleto de escolhas perturbadoras que o levam por vários caminhos narrativos.
O filme destaca-se pela sua inovadora mecânica de interatividade, permitindo aos espectadores tomar decisões por Stefan em momentos cruciais da história, influenciando o rumo da narrativa e resultando em múltiplos finais possíveis. “Bandersnatch” explora temas como livre-arbítrio, tecnologia, saúde mental, controle e a natureza da realidade, proporcionando uma experiência que desafia as convenções tradicionais do cinema.
No longa, os computadores antigos desempenham um papel central na ambientação da história, retratando com autenticidade o cenário da indústria de tecnologia do início dos anos 1980, utilizando para tanto máquinas icônicas para capturar a atmosfera da época.
Destaca-se no filme o lendário computador Sinclair ZX Spectrum, um dos modelos mais populares daquela década, utilizado por Butler para desenvolver seu jogo. Outro computador presente na trama é o Commodore 64, que aparece em segundo plano na fictícia Tuckersoft, empresa onde Stefan tenta transformar seu jogo em um grande lançamento.
Passeiam ainda pela história modelos como o BBC Micro, Sanyo MBC-555, TRS-80, Tatung Einstein e MSX Toshiba HX-10, um deleite para os fãs dos micrinhos antigos. 😊
Mesmo a Tuckersoft foi inspirada em empresas britânicas reais de software da época, como a Ocean Software e a Psygnosis, que moldaram o cenário inicial da indústria de jogos. Os escritórios da Tuckersoft, com monitores de tubo e gravadores de fitas cassete, recriam fielmente o ambiente tecnológico do momento.
Além de contextualizar o enredo, a estética retrô dos computadores de Bandersnatch ajuda a explorar temas relacionados à evolução da tecnologia e à maneira como ela molda nossas escolhas. A interação entre os personagens e as máquinas reflete a relação de dependência e controle que a tecnologia pode exercer, especialmente em uma época em que os avanços na computação estavam apenas começando a transformar a sociedade.
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Mais em:
- Filme TRON de 1982
- Filme Hackers – Piratas de Computador – Hackers de 1995
- Filme Ela – Her de 2013
- Filme Micro Men de 2009
- Filme A Rede – The Net de 1995
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: