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Em setembro de 1995, os engenheiros Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti lançavam o Cadê?, o pioneiro site buscador de internet brasileiro.

Antes do Google se tornar um verbo no Brasil, outra pergunta ecoava pelos discadores de internet nos lares e escritórios: “Cadê?”, o primeiro buscador web genuinamente brasileiro a fazer sucesso, tornando-se rapidamente uma ferramenta essencial para os pioneiros da grande rede no país.

Naquela época o Google sequer havia sido fundado e a internet comercial dava seus primeiros passos no país, com a maioria dos usuários brasileiros ainda navegando sem uma referência nacional clara. Diretórios como o Yahoo! (criado pouco tempo antes) já existiam, mas a ideia de um mecanismo de busca que indexasse conteúdos em português era revolucionária.

Eis que surge em setembro de 1995, pelas mãos dos engenheiros Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti, o “Cadê?”, que se tornaria em pouco tempo o principal ponto de partida para quem buscava informações na nascente web brasileira.

Inspirados em iniciativas estrangeiras que surgiam, como o Yahoo! (e na página pessoal de Gustavo que catalogava sites, principalmente de universidades e estudantes), eles perceberam a necessidade de organizar o crescente número de páginas e informações disponíveis na internet nacional, de forma que o público brasileiro conseguisse encontrar o que procurava de maneira mais fácil e contextualizada.

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A aparência do site em dezembro de 1996

Em seus primeiros anos de funcionamento, o Cadê? não funcionava exatamente como os buscadores modernos que conhecemos hoje. Em vez de um “robô” que procura e indexa conteúdos automaticamente, grande parte do trabalho de catalogação era feito manualmente, de forma quase que “artesanal”, com os próprios fundadores e colaboradores cadastrando sites em diferentes categorias, como “esportes”, “notícias”, “entretenimento” ou “ciência”.

Essa organização manual em forma de “diretório” (ao mesmo tempo um diferencial e um desafio) lembrava uma espécie de guia telefônico da internet, o que era extremamente útil num momento em que a quantidade de páginas brasileiras ainda era relativamente pequena, mas crescia rapidamente.

Sua página inicial ficaria marcada pelo logotipo colorido e pela pergunta simples, “Cadê?”, seguida de uma caixa de busca que se tornaria familiar e ficaria gravada na memória de milhões de internautas no Brasil. No final da década de 1990, era comum que usuários configurassem o Cadê? como página inicial de seus navegadores, tornando-o uma das principais portas de entrada para a web no país.

Ele se tornaria não apenas uma ferramenta de busca, mas também um espaço de referência cultural da internet brasileira. Muitas pessoas recordam, por exemplo, que as primeiras pesquisas escolares feitas em computadores domésticos passavam obrigatoriamente pelo Cadê?.

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Os criadores do Cadê?

A necessidade de manter esta “curadoria” humana dos dados, contudo, se tornaria um gargalo para acompanhar a avalanche de novos conteúdos que surgia na web. Apesar disso, no final dos anos 90, o Cadê? oferecia uma gama de recursos que iam além da simples busca de sites, incluindo pesquisa de notícias, imagens, vídeos, serviço de e-mail e até um shopping virtual.

No entanto, a internet estava em constante e rápida expansão. Enquanto concorrentes internacionais, como o AltaVista adotando “bots” ou “crawlers para automatizar e agilizar o processo de indexação, o Cadê? se viu diante de um dilema tecnológico.

A aproximação da virada do milênio traria também mudanças profundas na forma como a internet era utilizada, com o Google (fundado em 1998) começando a ganhar espaço com sua tecnologia superior de indexação e resultados mais relevantes, ultrapassando o Cade?, Altavista e Yahoo! como ferramenta de busca mais popular entre os usuários.

Isso faria com que, em 14 de abril de 1999, o Cadê? fosse vendido para a empresa norte-americana starMedia , uma gigante latina da internet na época, cujas estimativas apontavam para um valor da transação girando entre R$ 6 a R$ 12 milhões.

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O grupo starMedia adquiriu o Cadê? em 1999

Essa aquisição representaria um ponto de inflexão na história da empresa. Com a saída dos fundadores e o estouro da chamada “bolha da internet” (a crise das pontocom) em 10 de março 2000, a StarMedia e o Cadê? agravariam sua perda de relevância, passando a enfrentar dificuldades.

Seu destino final viria em 8 de janeiro 2002, quando o Yahoo! adquiriria o buscador brasileiro, com o Cadê? sendo então integrado ao serviço da empresa norte-americana, que buscava naquela altura fortalecer sua presença no mercado brasileiro.

A partir daí, a marca Cadê? passaria a ser associada ao serviço do Yahoo!, acabando por perder sua identidade original e desaparecendo da memória do grande público como a importante ferramenta de busca, primária e independente, que havia sido no passado.

Hoje, se você tentar acessar o domínio Cadê?, será automaticamente redirecionado para a página de buscas do Yahoo!, um último vestígio daquele que um dia foi um dos “faróis” da internet brasileira.


E você, chegou a utilizar o Cadê? em suas pesquisas? Como era a experiência?

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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial starMedia de 1999
O que Aconteceu com o CADÊ?!
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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