O jogo Tennis for Two de 1958
Em 18 de outubro de 1958, William A. Higinbotham e Robert V. Dvorak, pesquisadores do Laboratório Nacional de Brookhaven/EUA, demonstravam o jogo Tennis for Two (Tênis para Dois), o primeiro jogo eletrônico da história a usar um display “gráfico”.
Tudo começou durante uma leitura do manual do computador analógico Donner modelo 30, quando Higinbotham descobriu que ele era capaz de simular a trajetória de objetos lançados, como mísseis por exemplo, levando a resistência do ar e a gravidade em consideração.
Teve então a ideia de configurar este computador para exibir uma bolinha em movimento, permitindo aos usuários controlar sua direção, utilizando como “tela”, um equipamento de laboratório chamado osciloscópio.
Com essa ideia na cabeça, o respeitado físico Higinbotham, chefe da Divisão de Instrumentação de Brookhaven e acostumado a projetar dispositivos muito mais complexos, levou por volta de duas horas para criar o projeto.
Coube ao técnico Dvorak a tarefa de efetivamente montar o dispositivo, o que lhe consumiu três boas semanas de trabalho. Em sua construção, Dvorak utilizou válvulas eletrônicas, relés eletromecânicos e alguns transistores, que começavam a se tornar populares.
Nascia assim o jogo Tennis for Two, talvez o primeiro videogame da história, embora este título seja alvo de muita controvérsia.
O joguinho exibia uma vista lateral simulada de uma quadra de tênis, na qual os jogadores tentavam rebater uma “bola” por cima da rede, usando controles disponíveis para cada um.
Nestes controles existiam dois acionadores: um giratório, que permitia controlar o ângulo de rebatida da bola, e um botão de disparo, que comandava o instante desta rebatida.
Foi criado para ser exibido nas exposições públicas anuais feitas pelo Laboratório Nacional de Brookhaven, que abria as portas aos visitantes externos, como forma de atrair o interesse da população (e especialmente de jovens estudantes) para as pesquisas que eram realizadas ali.
Até então, os visitantes realizavam apenas passeios expositivos, onde eram apresentadas as atividades ali realizadas e alguns dos equipamentos utilizados.
Mas para o ano de 1958 Higinbotham queria algo, digamos, mais “interativo”.
Nos três dias de exposição, o Tennis for Two foi um sucesso, gerando enormes filas de estudantes querendo experimentar a novidade. Depois dizem que os jovens de antigamente eram diferentes dos de hoje 😊.
No ano seguinte, uma versão melhorada, com uma tela maior e com possibilidade de simular diferentes níveis de gravidade foi mostrada pela última vez. No mundo de hoje os marqueteiros talvez tivessem batizado a nova versão de “Tennis for Two – Rebooted!”.😂
Depois disso, o equipamento foi desmontado e o jogo cairia em esquecimento até 1970, quando Higinbotham foi convocado como testemunha para um processo judicial envolvendo Ralph Baer, inventor do videogame Odyssey.
Anos depois, este mesmo jogo viria a inspirar a criação de uma outra lenda: o PONG da Atari.
Em 1997, pesquisadores de Brookhaven, liderados por Peter Takacs, recriaram o histórico jogo, como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da instituição.
Higinbotham também participara de outra criação não tão bacana… a bomba atômica ☹, muito embora posteriormente tenha se engajado em campanhas de não-proliferação de armas nucleares.
E você, qual o jogo eletrônico mais antigo do qual se lembra?
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Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história em 1966
- A Brown Box de 1970
- O videogame Magnavox Odyssey de 1972
- A Atari Inc de 1972
- O jogo Atari PONG de 1972
- O jogo Atari Gran Trak 10 de 1974
- O jogo Namco Pac-Man de 1980
- O jogo Wolfenstein 3D de 1992
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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