O computador Altair 8800 de 1974
Em 19 de dezembro de 1974, a estadunidense “Micro Instrumentation and Telemetry Systems” (MITS), fundada por Ed Roberts e Forrest Mims em 1969, lançava o microcomputador que entraria pra história: o computador Altair 8800.
Ele foi simplesmente o primeiro computador pessoal do mundo!
Tudo bem, sua interface de operação não era grande coisa: algumas chaves para controle e programação e alguns LEDS pra mostrar o que acontecia dentro dele. Ou seja, nada parecido com os computadores pessoais de hoje.
Mas ainda assim um marco na história da computação, dando pela primeira vez às “pessoas comuns” a possibilidade de terem computadores em suas casas.
Era vendido de duas formas: um kit do tipo “faça-você-mesmo” por US$ 439 (com todas as peças e componentes eletrônicos) ou então já completamente montado e funcional por US$ 621.
Contava com um microprocessador Intel 8080, rodando à velocidade de 2MHz, memória RAM de 256 bytes, um painel com chaves e leds, slots de expansão e mais nada. 😊
Placas de expansão com interfaces de disco, upgrade de memória, leitor de k7, terminal, etc, foram aos poucos sendo introduzidas, facilitando enormemente a vida do usuário.
O protótipo
Umas história curiosa é contada a respeito do primeiro protótipo do Altair 8800.
Ele teria sido concluído pela dupla de engenheiros Ed Roberts e Bill Yates em outubro de 1974, a tempo de ser enviado para o pessoal da revista Popular Electronics avalia-lo e produzir a famosa matéria de capa de janeiro de 1975.
A remessa, realizada pela transportadora Railway Express Agency, contudo, nunca chegaria ao destino, em função de uma greve na transportadora. Felizmente, a matéria da revista pôde ser concluída visto que seu editor, Les Solomon, embora não tivesse o computador em mãos, tinha em sua posse, além das informações necessárias, uma série de fotos da máquina.
Assim, o computador que seria imortalizado e entraria para a história na capa da revista é, na verdade, uma caixa vazia apenas com chaves e luzes no painel. 😊O modelo substituto, refeito por Ed Roberts, teria inclusive uma placa de circuito completamente diferente do protótipo mostrado na revista.
Passado o susto, no mês seguinte ao lançamento, o computador estava estampado na capa da famosa revista de hobbystas de eletrônica “Popular Electronics”. Foi um alvoroço!
E a MITS, que esperava vender umas 800 unidades “no máximo”, se viu atolada de pedidos e vendeu 5mil unidades no primeiro semestre de 1975.
Foi esse micro o responsável por inspirar toda uma geração de empreendedores, que perceberam que poderiam criar e vender computadores, sem precisar ser uma gigante como a IBM, nascendo aí toda uma nova indústria.
O anúncio desse computadorzinho na capa da revista também inspirou ninguém menos que Bill Gates a criar a primeira linguagem de programação para microcomputadores: o Altair BASIC. Foi exatamente esse o primeiro “produto” da empresa que se tornaria a gigante Microsoft que conhecemos hoje.
E você, operou ou teve algum computador como este?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Intel era fundada em 1968
- O microprocessador Intel 8080 de 1974
- O microcomputador IMSAI 8080 de 1975
- O Microsoft Altair BASIC de 1975
- A criação da Microsoft em 1975
- Bill Gates escrevia a carta aberta aos hobistas de 1975
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: