A disputa entre a Cray Research e a NEC de 1993
Em 02 de março de 1993, mais uma batalha era perdida na disputa entre a Cray Research e a NEC pelo mercado japonês de supercomputadores.
A Cray Research Inc foi uma empresa norte americana, fundada em 1972 por Seymour Cray (após deixar o cargo de engenheiro chefe da Control Data Corporation para fundar seu próprio negócio) e que viria a se tornar o maior expoente mundial no segmento de supercomputadores.
Após um longo período de dominância absoluta, a década de 1990 foi um período especialmente difícil para a Cray Research, que viu sua participação no mercado de supercomputadores despencar de 80% para 65%, face a concorrência de gigantes japonesas como a Fujitsu, Hitachi e NEC, o mesmo dentro de casa com a Intel.
Soma-se ainda o “esfriamento da Guerra Fria” (não resisti ao trocadilho 😊), cujo fim, demarcado pela queda do muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991, fez os orçamentos militares para investimento em supercomputadores despencarem.
Nesta mesma época, o governo japonês vinha aumentando os investimentos públicos como forma de estimular a economia do seu país, com ações em diversas áreas, entre elas a aquisição de 11 supercomputadores.
E é claro que a Cray Research estava de olho.👀
Mas os resultados desses processos de compra vinham mostrando um resultado nada favorável às empresas norte-americanas, dado que os computadores só eram adquiridos dos EUA quando não existia uma alternativa japonesa.
A gota d’água seria a notícia publicada no dia de hoje, em que o National Institute for Fusion Science (Instituto Nacional de Ciência de Fusão) japonês anunciava que já estava utilizando um computador da NEC que, segundo eles, era capaz de executar todas as funções do computador Cray Research.
Isso porque o processo licitatório determinava que a máquina estivesse instalada e funcionando no dia 1º de março de 1993.
Profundamente insatisfeita, e duvidando de que computador da NEC estivesse realmente operando, o que anularia o processo de compra, a Cray (que havia perdido a licitação) se propõe a testar o computador da NEC para verificar seu funcionamento ou então que um terceiro “independente” o fizesse, o que foi prontamente negado pelo governo nipônico.
Após perder mais esta parada, e mesmo com uma representação da Cray contra a NEC no Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que resultaria em sanções à fabricante japonesa, a Cray Research, agora em dificuldades financeiras, acabaria sendo comprada em 1996 pela empresa Silicon Graphics Inc (SGI), por US$ 745 milhões.
E você, que outros supercomputadores conhece?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Control Data Corporation de 1957
- A Intel era fundada em 1968
- O videogame Fujitsu FM Towns Marty de 1993
- O primeiro chip de memória de 1Mb de 1984
- O videogame NEC PC Engine de 1987
- O microcomputador NEC PC-98 de 1982
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: