A empresa Amazon de 1994
Em 5 de julho de 1994, o engenheiro eletricista norte-americano Jeff Bezos fundava a Amazon, umas das maiores empresas de comércio eletrônico e tecnologia do mundo.
Esta história se iniciaria quando Jeffrey Preston Bezos, então um analista financeiro muito bem remunerado em uma empresa de Wall Street, ao observar o rápido crescimento da internet, percebeu que poderia capitalizar sobre o potencial de vendas online da nova rede, criando um negócio de comércio eletrônico.
Iniciou então um profundo trabalho de pesquisa, onde identificaria um tipo de produto fácil de distribuir e com uma vasta gama de opções: vender livros online.
E assim, após corajosamente abandonar seu emprego anterior, investiria em seu próprio negócio, fazendo nascer a “Cadabra Inc”, uma pequena loja online de livros abrigada em uma garagem na cidade de Bellevue/Washington.
Mudança de nome
Mas o primeiro nome escolhido para a empresa, inspirado na palavra mágica “abracadabra”, acabaria por gerar confusões de interpretação, com alguns confundindo-o com a palavra “cadáver” ao ser pronunciado. 😊
Isso faria com que Bezos iniciasse uma busca por um novo nome, estabelecendo que ele começasse com a letra “A”, o que estrategicamente colocaria a empresa entre as primeiras listadas nos diretórios de pesquisa na época (como o Yahoo!), que frequentemente seguiam uma ordem alfabética, facilitando sua descoberta pelos usuários.
Buscando um nome mais impactante, Bezos escolheria “Amazon”, inspirado no rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água, o que evocava uma sensação de grandiosidade e diversidade para seu negócio.
O nome Amazon também tinha um significado mais ambicioso: o de que sua empresa viesse a ser tão grande e diversa quanto o rio, refletindo sua visão de fazer da Amazon, inicialmente, a maior livraria do mundo, e mais tarde, uma plataforma de vendas com a maior seleção de produtos disponível na internet.
A “loja de tudo“, como de fato viria a se tornar.
Esta mudança se concretizaria em 1 de novembro de 1994, com o registro do domínio “amazon.com”, que passaria então a receber os acessos dos usuários do sistema interessados em seus produtos.
A Expansão
Criada durante o “boom” da internet, ofertando uma vasta seleção de livros e com foco na conveniência para o consumidor, a Amazon entraria em operação efetiva em 16 de julho de 1995, recebendo, já no seu primeiro mês de operação, pedidos de todos os 50 estados dos EUA e de 45 países em todo o mundo. Em setembro de 1995, já faturava US$ 20.000 por semana.
Dois anos depois, em 1997, daria seu primeiro grande salto, abrindo seu capital ofertando ações na bolsa NASDAQ, onde captaria US$ 54milhões.
A partir daí iniciaria uma onda de aquisições, expandindo suas ofertas para incluir não apenas livros, mas uma variedade quase ilimitada de produtos como filmes, CDs, eletrônicos, roupas e até serviços digitais, diversificando sua atuação e vindo a se transformar em uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia e comércio eletrônico do mundo.
No ano 2000 a Amazon apresentaria seu “marketplace”, permitindo que vendedores terceirizados listassem e vendessem seus produtos na plataforma, pagando uma comissão à empresa pelas vendas. Esta ação aumentaria significativamente a variedade de produtos disponíveis para os clientes.
A empresa também introduziria novidades tecnológicas que transformariam o setor de varejo e logística, como o desenvolvimento de uma vasta rede de armazéns e infraestrutura de distribuição automatizada, e o Amazon Prime (lançado em 2005), um serviço de assinatura que oferecia entrega rápida gratuita e conteúdos variados via streaming de vídeo e áudio.
Além do varejo, a Amazon diversificaria suas operações com serviços como o Amazon Web Services (AWS), líder global em infraestrutura de nuvem e uma de suas grandes fontes de receitas, e dispositivos como o Amazon Kindle (de 2007, que revolucionaria o mercado de livros eletrônicos, mostrando que a empresa não tinha esquecido de suas raízes), o Amazon Fire TV (dispositivo que transforma televisões comuns em smart) e o Amazon Echo (um alto-falante multimídia com uma interface integrada para o sistema de inteligência artificial Alexa).
A empresa também entraria no setor de entretenimento, por meio de sua divisão Amazon Studios, passando a produzir séries e filmes de sucesso.
Atualmente, a Amazon é um gigante global da tecnologia, comércio, mídia e inovação, com operações em diversos países, e que continua a expandir seu alcance e influência em todo o mundo.
E você, lembra qual foi o primeiro item que adquiriu por meio da Amazon?
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Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O Amazon Fire TV de 2014
- O sistema PizzaNet da Pizza Hut de 1994
- A criação do domínio Yahoo.com em 1995
- O site buscador de internet AltaVista de 1995
- A Apple iTunes Music Store de 2003
- O Universal Product Code UPC de 1974
- O domínio da internet eBay de 1995
- O primeiro domínio de Internet de 1985
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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