Em abril de 1982, Mitchell David Kapor e Jonathan Sachs fundavam a Lotus Development Corporation, que posteriormente viria a se chamar Lotus Software.

A Lotus Development nasceria depois de Mitch Kapor deixar o cargo de desenvolvedor na empresa VisiCorp, que tinha sido a responsável pelo primeiro aplicativo de planilhas eletrônicas da história, o VisiCalc.

empresa Lotus Development Corporation 3
A planilha Lotus 1-2-3, o maior “hit”

Logo após deixar sua antiga empresa, aproveitando sua vasta experiência na área, Kapor e Sachs criaram seu próprio software de planilhas eletrônicas, agora focando na recém-lançada plataforma IBM PC.

Com características muito superiores às do seu pioneiro concorrente, nascia aí o Lotus 1-2-3 para o sistema MS-DOS/PC-DOS, a primeira “killer app” da história dos PCs, a quem a IBM deve grande parte de suas vendas.

O Lotus 1-2-3, uma unanimidade entre os usuários dos PCs da época, se tornaria um padrão “de fato”, vendendo mais de 60mil cópias no primeiro mês de comercialização, tornando-se o aplicativo de computador mais vendido dos anos 80!

empresa Lotus Development Corporation 4
Lotus Symphony para MS-DOS

Para se ter uma noção da importância alcançada pela aplicativo, ele era usado, juntamente com o Microsoft Flight Simulator, como forma de “certificar” a compatibilidade dos novos PC clones, que surgiram a partir de 1982, com o IBM PC original: “Se roda o Lotus 1-2-3, é um IBM compatível”.

Com o estrondoso sucesso da planilha, neste mesmo ano a Lotus chegaria ao posto de terceira maior empresa de software para computadores pessoais do mundo, logo atrás da Microsoft, faturando a bagatela de US$ 53 milhões. 😊

empresa Lotus Development Corporation 5
Lotus Ami Pro, editor de textos para Windows 3.x

Lançaria ainda softwares históricos como os Lotus Symphony e Lotus Jazz (uma espécie de pacote “Office” para PC/DOS e Macintosh, respectivamente), Lotus cc:Mail (correio eletrônico), Lotus Notes (ferramenta para grupos de trabalho), Lotus SmartSuite (um “Office” para Windows que incluía o Ami Pro, Freelance, Approach, Lotus 1-2-3 e Organizer), dentre muitos outros.

empresa Lotus Development Corporation 6
Lotus Organizer, agenda para Windows 3.x

Mas após um início de década de 90 com muitas aquisições de empresas, poucos resultados e diversos processos judiciais, receberia da IBM uma proposta de compra, daquelas “irrecusáveis”, que mirava a posse do bem-sucedido sistema Lotus Notes, culminando com sua venda para a “Big Blue” em julho de 1995.

empresa Lotus Development Corporation 2
Executive Briefing System no Apple II: seu primeiro aplicativo

Fato curioso é que, diferentemente do que muitos imaginam, o primeiro produto desenvolvido pela Lotus Development não foi o Lotus 1-2-3 para PCs, mas sim aplicativo de apresentações para o microcomputador Apple II, de nome “Lotus Executive Briefing System”.

E você, qual era seu aplicativo preferido da Lotus?

A história da Lotus: Os primeiros 5 anos