Em 03 de março de 1885, Alexander Graham Bell, Gardiner Greene Hubbard e Thomas Sanders realizavam (por incorporação) a fundação da ATT (AT&T) – American Telephone and Telegraph, gigante estadunidense das telecomunicações.

Tudo começaria alguns anos antes, quando Graham Bell, após conseguir as patentes do seu invento, uma espécie de “telégrafo falante”, o telefone, juntou-se aos seus parceiros para a fundação da Bell Telephone Company (BTC) em 1877.

Em vez de explorarem eles próprios o serviço, optaram por licenciar sua tecnologia, o que fez com que surgissem diversas empresas interessadas em explorar sua invenção.

Em poucos anos, as principais cidades norte-americanas já dispunham de centrais telefônicas, sendo a primeira delas inaugurada em 1878, na cidade New Haven, Connecticut, responsável inclusive pela criação da primeira lista telefônica da história.

fundação da ATT AT&T 2
Anúncio da época “justificando” o monopólio

Percebendo o sucesso e o potencial do negócio de telefonia, a BTC foi gradualmente adquirindo as empresas licenciadas, passando a operar ela própria o sistema.

Este movimento resultou na incorporação da AT&T em 1885, com o objetivo original de operar ligações de longa distância, mas que pouco tempo depois passaria a controlar “todo o Sistema Bell”.

Este conglomerado tornou-se um monopólio “legalizado”, que dominou o sistema de comunicações norte-americano por mais de 100 anos, chegando a ser o maior operador de telefonia e TV a cabo do mundo, sendo também responsável por incontáveis inovações tecnológicas.

Dentre muitas outras conquistas, foi ela a realizar a primeira chamada telefônica transcontinental da história em 1914, viabilizada pela invenção do “Audion”, a válvula triodo inventada pelo físico Lee de Forest em 1906, capaz de amplificar sinais elétricos.

Foi também a responsável por criar, em 1927, o primeiro serviço telefônico comercial através do atlântico, interligando os EUA e a Inglaterra, utilizando um sistema de radiocomunicação bidirecional.

Em 1935, seria também a primeira empresa a realizar uma histórica chamada telefônica entre dois aparelhos telefônicos situados a 15m um do outro, dentro do edifício sede da empresa em Nova Iorque. Só que do jeito mais difícil, dando a “volta ao mundo” para chegar do outro lado, num trajeto de mais de 36.000 km. 😊

A AT&T lançaria ainda, em 1962, o primeiro satélite comercial de comunicação, Telstar I, inaugurando uma nova era nas comunicações intercontinentais.

Contudo, desde 1910, o governo norte-americano vinha observando que a empresa praticava reiteradamente inúmeros abusos, em função do seu poder monopolista.

Tentou então durante décadas promover ações judiciais, sem muito sucesso, que só viriam surtir resultados em 1983, quando a empresa foi judicialmente obrigada a se fragmentar em sete empresas regionais distintas e independentes, que ficariam conhecidas como como RBOC (Regional Bell Operating Companies), popularmente chamadas de “Baby Bells”.

A formalização desta divisão ocorreria no dia 5 de outubro e 1983, com a emissão do certificado de incorporação das empresas independentes que comporiam sua nova estrutura, data que ficaria registrada como a “nova fundação” da AT&T.

Nas décadas seguintes, a empresa passaria ainda por diversas aquisições e reestruturações, culminando com sua fusão com o grupo de mídia Time Warner em 2018.

E você, conhece outras invenções atribuídas à AT&T?