O jogo Command & Conquer de 1995

Em 26 de setembro de 1995, a desenvolvedora de games Westwood Studios lançava “Command & Conquer”, jogo que se tornaria um dos marcos mais importantes da história dos videogames para computadores.
Na história dos videogames, poucas franquias conseguiram capturar a imaginação dos jogadores e moldar um gênero da forma como Command & Conquer fez. Este jogo não apenas definiria o gênero de estratégia em tempo real (RTS), mas também introduziria conceitos narrativos e de jogabilidade que seriam imitados por anos.
Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela Virgin Interactive, o jogo original foi disponibilizado inicialmente para o sistema MS-DOS, ainda em um momento em que o recém-lançado sistema Windows 95 estava começando a se popularizar entre os usuários de PCs. Posteriormente ganharia também versões para consoles, como Nintendo 64, Sega Saturn, Xbox e PlayStation.

Colocando os jogadores no centro de um conflito futurista entre duas facções, a Global Defense Initiative (GDI) e a misteriosa Brotherhood of Nod. a trama do jogo girava em torno do Tiberium, um elemento alienígena que se espalhou pela Terra após a queda de um meteorito na Itália em 1995.
Apesar de ter sido considerado inicialmente um recurso valioso, posteriormente o Tiberium se mostraria altamente tóxico, com crescimento transformando a ecologia do planeta e afetando todos os seres vivos.
A GDI, uma força militar global sob o comando das Nações Unidas, buscava conter a disseminação do Tiberium e proteger a humanidade, enquanto a Irmandade de Nod, liderada pelo carismático e enigmático Kane, que via o cristal como a próxima etapa da evolução humana.
O jogo foi notável por suas “cutscenes” em vídeo full-motion (FMV), incrementando a complexa narrativa, com uma história que se desdobrava de maneira diferente, dependendo da facção que o jogador escolhia. Além disso, a inteligência artificial dos inimigos e as missões variadas contribuíam para uma dinâmica mais desafiadora.

A jogabilidade de Command & Conquer estabeleceria o padrão para o gênero RTS, com o jogador tendo que coletar recursos (principalmente Tiberium) usando unidades de colheita, construir estruturas a partir de uma base central e então treinar um exército para derrotar o inimigo.
O jogo simplificaria o gerenciamento de recursos, algo que era mais complexo em títulos anteriores, como o Dune II, também da Westwood, tornando-o mais acessível para um público mais amplo. A interface de usuário, com a barra lateral para construção e produção, se tornaria um modelo para quase todos os jogos de estratégia em tempo real que viriam depois.
Do ponto de vista técnico, Command & Conquer apresentava gráficos em resolução VGA, com mapas detalhados e unidades militares animadas em tempo real. O jogo exigia computadores com processador Intel 486 ou superior, memória RAM de pelo menos 8 MB e cerca de 40 MB de espaço em disco rígido, além de uma placa de som compatível com Sound Blaster para aproveitar os efeitos sonoros e as músicas compostas por Frank Klepacki, que se tornariam icônicas.

Além disso, Command & Conquer ofereceria suporte a partidas multiplayer via rede local ou modem, permitindo que jogadores competissem diretamente uns contra os outros, um recurso revolucionário para a década de 1990. Para tanto, cada caixa do jogo continha duas cópias do CD-ROM de instalação, o que facilitava o uso deste recurso.
O sucesso de Command & Conquer levaria à criação de uma vasta franquia. Em 1996, a Westwood lançaria uma expansão chamada The Covert Operations, que adicionaria novas missões e unidades para o jogo original. No mesmo ano, em 22 de novembro de 1996, o estúdio também lançaria Command & Conquer: Red Alert, franquia paralela igualmente célebre, que se passava em um universo alternativo anterior aos eventos do jogo original, onde a uma nova disputa entre os Aliados e a União Soviética eclode.
A série continuaria nos anos seguintes, explorando novos enredos e mecânicas de jogabilidade, buscando manter a essência do combate em tempo real, produzindo ainda uma versão de tiro em primeira pessoa, Command & Conquer: Renegade.
Apesar de seu sucesso, o estúdio Westwood Studios seria adquirido pela Electronic Arts (EA) em 1998, que fecharia a Westwood em 2003, continuando ela própria a produzir o game.
Versões:
- Série Principal: Command & Conquer (The Tiberian Series)
- Command & Conquer (Tiberian Dawn) – Westwood Studios – 26 de setembro de 1995
- Command & Conquer: The Covert Operations (Expansão) – Westwood Studios – 30 de abril de 1996
- Command & Conquer: Sole Survivor – Westwood Studios, 18 de novembro de 1997.
- Command & Conquer: Tiberian Sun – Westwood Studios – 27 de agosto de 1999
- Command & Conquer: Tiberian Sun – Firestorm (Expansão) – Westwood Studios – 07 de março de 2000
- Command & Conquer 3: Tiberium Wars – EA Los Angeles – 28 de março de 2007
- Command & Conquer 3: Kane’s Wrath (Expansão) – EA Los Angeles – 24 de março de 2008
- Command & Conquer 4: Tiberian Twilight – EA Los Angeles – 16 de março de 2010
- Série Command & Conquer: Red Alert
- Command & Conquer: Red Alert – Westwood Studios – 31 de outubro de 1996
- Command & Conquer: Red Alert – Counterstrike (Expansão) – Westwood Studios – 3 de abril de 1997
- Command & Conquer: Red Alert – The Aftermath (Expansão) – Westwood Studios – 24 de setembro de 1997
- Command & Conquer: Red Alert – Retaliation – Westwood Studios – 28 de agosto de 1998
- Command & Conquer: Red Alert 2 – Westwood Pacific – 25 de outubro de 2000
- Command & Conquer: Yuri’s Revenge (Expansão) – EA Pacific – 10 de outubro de 2001
- Command & Conquer: Red Alert 3 – EA Los Angeles – 28 de outubro de 2008
- Command & Conquer: Red Alert 3 – Uprising (Expansão Stand-alone) – EA Los Angeles – 12 de março de 2009
- Série Command & Conquer: Generals
- Command & Conquer: Generals – EA Pacific – 10 de fevereiro de 2003
- Command & Conquer: Generals – Zero Hour (Expansão) – EA Pacific – 22 de setembro de 2003
- Série Derivada/Spin-off/Free-to-Play/Coletâneas
- Command & Conquer: Renegade – Westwood Studios – 26 de fevereiro de 2002
- Command & Conquer: Rivals, Redwood Studios, 4 de dezembro de 2018
- Command & Conquer (Free-to-Play) – Victory Games – Cancelado em 29 de outubro de 2013
- Command & Conquer Remastered Collection, Petroglyph Games e a Lemon Sky Studios, 5 de junho de 2020.
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Vídeo(s):
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*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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