Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 21 de novembro de 1990, a Nintendo lançava no Japão, juntamente com seu novo console Super Famicom, o lendário Super Mario World, jogo mais vendido de todos os tempos do console.

Criado para ser um dos títulos de lançamento do novo console da Nintendo, o Super Famicom (posteriormente Super Nintendo), o jogo Super Mario World: Super Mario Bros. 4 (como seria chamado no Japão) marcaria a estreia do simpático encanador bigodudo na era dos 16 bits.

Sua produção começaria dois anos antes, em outubro de 1988 (pouco depois do lançamento de Super Mario Bros 3 para o console de 8 bits Famicom/NES), sob a batuta de mentes lendárias da Nintendo, tendo Shigeru Miyamoto (produção), Takashi Tezuka (direção), Toshihiko Nakago (programação) e Koji Kondo (trilha sonora), entre os principais colaboradores.

jogo Nintendo Super Mario World 2
A versão do SNES

Surpreendentemente, o jogo foi todo desenvolvido utilizando apenas um protótipo do console e utilizando ferramentas de desenvolvimento de software ainda incompletas, o que exigiria da equipe de programação um enorme esforço e “jogo de cintura”, muito embora o hardware novo fosse muito superior ao anterior, liberando muitas “amarras” e novas possibilidades criativas.

Com o poder de processamento de 16 bits e uma paleta de 32.768 cores, o Super Famicom permitia gráficos mais detalhados e animações muito mais suaves que o antecessor Famicom/NES. Super Mario World se aproveitaria desses novos recursos para criar um vasto e colorido mundo, interligando suas dezenas de fases por meio de um enorme “mapa-múndi” interativo, com rotas “não-lineares” selecionáveis pelos próprios participantes.

jogo Nintendo Super Mario World 3
O gigantesco mundo de Super Mario World

A complexidade dos vários mundos de Super Mario World faria com que, pela primeira vez na série principal, os jogadores pudessem salvar o seu progresso dentro do cartucho, estimulando a exploração e a busca pelas 96 saídas existentes (que incluíam fases secretas e caminhos alternativos), espalhadas pelos sete mundos principais.

Outro elemento de extrema importância, e que se tornaria um ícone imediato, foi a introdução do simpático e carismático dinossauro “cavalgável” Yoshi, um desejo antigo de Miyamoto que só pôde ser realizado devido à maior capacidade do ovo hardware. Yoshi traria novas dinâmicas ao jogo, dando a Mario uma “camada extra” de proteção contra inimigos, além de possuir a capacidade de comer inimigos e engolir itens, que, conforme o tipo, lhe conferiam poderes especiais.

jogo Nintendo Super Mario World 4
Mario e Yoshi

O personagem Mario ganharia ainda como novo power-up (que se somaria aos já existentes nas versões anteriores) a “Pena de Capa” (Cape Feather), que faria sua estreia, permitindo que Mario pudesse voar/planar com mais controle do que a Tanooki Suit do título anterior.

A trilha sonora, composta por Koji Kondo, explorava todos os recursos do novo chip de som Sony SPC700, responsável por oferecer 8 canais de áudio independentes e permitir timbres mais realistas. Criados ao longo de um ano e meio de trabalho, os temas musicais de Super Mario World estão entre os mais memoráveis da história dos videogames, com melodias alegres e ritmos que variavam conforme o ambiente, impulsionando o seu clima de aventura, de descoberta e, muitas vezes, de suspense. 😊  Musiquinhas que até hoje devem estar na memória de quem jogou Super Mario World por horas e horas seguidas.

jogo Nintendo Super Mario World 5
Versões dos cartuchos

Assim como o outro título lançado no mesmo dia, F-Zero, o jogo também se utilizava do inovador Modo 7 (Mode 7), um recurso gráfico de hardware que permitia o redimensionamento e a rotação de fundos (backgrounds) em tempo real, criando a ilusão de profundidade e 3D, funcionalidade inovadora para a época.

Sucesso tanto de crítica quanto de público, suas estrondosas vendas o tornariam o jogo mais vendido do console de todos os tempos, com mais de 20 milhões de cópias comercializadas ao longo dos anos, número expressivo mesmo considerando o fato de ser um título que acompanhava o console em muitos territórios.

Mesmo após o fim da produção original do Super Famicom, em 25 de setembro de 2003, Super Mario World continuaria sendo relançado em algumas plataformas, como a adaptação de 2001 para o Game Boy Advance, sob o título Super Mario World: Super Mario Advance 2, que manteria o conteúdo original e acrescentaria pequenas melhorias gráficas e sonoras. Posteriormente, o jogo passaria a integrar as bibliotecas virtuais do Wii, Wii U e Nintendo Switch, transferindo seu legado para novas gerações de jogadores.

jogo Nintendo Super Mario World 6
Anúncio da época

Lançado no Japão no dia de hoje, nos Estados Unidos em 23 de agosto de 1991 (juntamente com o Super Nintendo Entertainment System – SNES) e na Europa em 11 de abril de 1992, desembarcaria oficialmente no Brasil apenas em 30 de agosto de 1993.


E você, qual a fase mais difícil de Super Mario World na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Uma partida completa de Super Mario World
Comercial de TV dos EUA
Comercial de TV japonês
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *