O microcomputador Apple IIc de 1984
Em 24 de abril de 1984, durante o evento “Apple II Forever” em São Francisco (EUA), a Apple apresentava sua primeira tentativa para oferecer ao seu público um computador portátil, o microcomputador Apple IIc.
Com um “c” de “compacto” no nome, o quarto modelo da família de computadores Apple II, lançado três meses depois do Macintosh, chegava com um design que se diferenciava de todos os antecessores, agrupando diversos acessórios e periféricos numa mesma caixinha de 3,4Kg de peso e que cabia numa maleta.
Era uma época em que a Apple vinha de dois insucessos seguidos com os seus modelos Apple III e o Apple LISA, sendo sua cartada com o Macintosh uma aposta arriscada para tentar alcançar um prestígio similar ao já conseguido com o Apple II.
Mas embora o Macintosh já estivesse presente no mercado desde janeiro, a ideia de um Apple II “portátil”, que já vinha sendo gestada desde o início dos anos 80, finalmente nascia.
Sendo uma versão condensada do seu pai Apple IIe, o Apple IIc contava com uma CPU de 8 bits WDC 65C02A rodando a 1,023MHz, 128kb de memória RAM de fábrica (expansível a 1MB), 16KB de memória ROM, teclado profissional de 62 duas teclas, gerador de áudio de 1 canal, tela de 80 colunas nativa, uma unidade integrada de disquete de 5 ¼” com 140KB de capacidade e conexões externas para vídeo, joystick, mouse, serial, unidade de disquete externa e fonte de alimentação.
E o detalhe mais charmoso: uma estilosa alça para transporte.😊
Foi o primeiro modelo da Apple a adotar a estética criada pelo designer Hartmut Esslinger, que ficaria conhecida como “Snow White” (Branca de Neve”), posteriormente aplicada nos modelos Apple IIGS, Macintosh SE e Macintosh II.
Não dispunha, contudo, dos mesmos slots de expansão do Apple IIe, tornando difícil a tarefa de adicionar novas expansões.
Importante destacar que, apesar da característica “portátil”, ele não possuía baterias para funcionar, tampouco uma tela integrada. Ou seja, era um computador “desktop” supercompacto, mas que dependia de uma tomada de energia por perto e de um monitor para operar.🔌📺
Embora tenha vendido mais de 52mil unidades no primeiro dia de comercialização, não obteve o sucesso de vendas esperado, muito por conta da desconfiança do público no seu diminuto tamanho, somada à ausência da desejada capacidade de expansão (slots), tão adorada pelos fãs do Apple II.
Foi produzido até 1988, quando foi substituído pelo modelo Apple IIc Plus, lançado em 16 de setembro de 1988 durante o evento “AppleFest” em São Francisco (EUA).
O Apple IIc Plus foi o último modelo da linha Apple II (e o mais rápido deles), numa tentativa de manter a linha ainda viva entre os usuários.
Suas principais diferenças consistiam numa CPU MOS 65C02 mais rápida, agora operando em 4 MHz em vez de 1 MHz, uma unidade interna de disquetes de 3 ½” no lugar da de 5 ¼” e uma fonte de alimentação agora interna, em substituição ao modelo externo anterior.
Um belo projeto, mas que foi propositalmente sufocado pela empresa em função do desinteresse dos seus dirigentes, que já haviam se decidido por priorizar a linha Macintosh.
A linha perdurou até novembro de 1990, quando foi finalmente descontinuada.
Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, teve um Apple IIc?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Apple II de 1977
- O microcomputador Apple IIe de 1983
- O microcomputador Apple III de 1980
- O microcomputador Apple III plus de 1983
- O microcomputador Apple IIGS de 1986
- O microcomputador Microdigital TK-3000 IIe de 1986
- O microcomputador Apple IIe Platinum de 1987
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: