Em novembro de 1983, a empresa estadunidense Convergent Technologies lançava seu inovador computador portátil Convergent Technologies Workslate.

A Convergent Technologies, fundada em 1979 por Allen Michels, Bob Garrow, Kal Hubler e Ben Wegbreit, ex-funcionários da Intel Corporation e do Xerox PARC, foi uma empresa californiana (EUA) de tecnologia especializada em criar soluções computacionais inovadoras, que viriam a ser comercializadas sob a marca de outras empresas, sistema comumente conhecido como OEM.

Com o tamanho de uma folha de papel (28×21,5cm) e 2,5cm de espessura, o Convergent Technologies Workslate pode ser visto como um dos primeiros computadores portáteis, projetado principalmente com a missão de executar planilhas eletrônicas.

Um dispositivo pensado com a mobilidade em mente, antecipando a demanda por computação portátil décadas antes da proliferação de laptops e tablets.

microcomputador Convergent Technologies Workslate 2
Vistas externas

Seu hardware baseava-se em um processador Hitachi 6303 (uma variante do Motorola 6800) rodando a 1,228 MHz de velocidade, 16 KB de memória RAM, 64 KB de memória ROM, um teclado de 61 teclas de borracha com numérico reduzido, uma tela de LCD integrada de 16×46 caracteres, um gravador de microcassete embutido (que podia gravar e reproduzir dados ou anotações de voz), um modem com velocidade de 300 bps e uma porta para impressoras.

Uma de suas principais limitações residia no fato de sua RAM não poder ser ampliada, fazendo com que as planilhas criadas neles ficavam limitadas ao tamanho máximo de 720 células.

Concebido para um público leigo que queria apenas uma ferramenta de negócios e não se tornar um mestre da programação, contava adicionalmente com recursos básicos de lista telefônica, bloco de notas e calculadora financeira (todas variações da função de planilha), muito embora suas teclas de borracha em formado arredondado tornassem difícil a digitação.

Ainda que seu lançamento tenha se dado no catálogo de Natal da American Express como uma “novidade de alta tecnologia”, ninguém pareceu estar interessado em comprar uma máquina de quase mil dólares só pra fazer planilhas.

microcomputador Convergent Technologies Workslate 3
Placa principal

Apesar de toda sua inovação, a tecnologia da época ainda não havia atingido o ponto em que dispositivos portáteis como esse pudessem se integrar totalmente ao dia a dia das pessoas.

A empresa, que planejou vender 200mil unidades no primeiro ano, conseguiu desovar apenas 5mil nos EUA e outras poucas centenas na Europa. Com as fracas vendas e US$ 15milhões de prejuízos acumulados, o Convergent Technologies Workslate foi definitivamente descontinuado em julho de 1984.

Talvez uma das grandes causas do seu insucesso tenha sido o “multi-utilidades” TRS-80 modelo 100, lançado meses antes no mesmo ano, que além de ter aproximadamente as mesmas dimensões do Convergent Technologies Workslate não se limitava ao uso de planilhas, permitindo executar outros tipos de programas utilitários.

E você, qual foi o primeiro computador portátil com o qual teve contato?

Utilizando um Convergent Technologies Workslate