O microprocessador Intel 4004 de 1971
Em 15 de novembro de 1971, a estadunidense Intel lançava publicamente o microprocessador Intel 4004, o primeiro microprocessador em um único chip da história.
Este microprocessador foi desenvolvido por encomenda da empresa Nippon Calculating Machine Corporation – NCM (posteriormente rebatizada como Business Computer Corporation) para sua nova calculadora modelo “Busicom 141-PF”.
O pedido da fabricante japonesa de calculadoras era para a criação de 12 circuitos integrados para uso no novo projeto.
A Intel, em vez disso, resolveu a questão com apenas quatro chips, batizados de MCS-4: uma CPU programável (Intel 4004), uma memória ROM (Intel 4001), uma memória RAM (Intel 4002) e um conversor serial/paralelo/registrador de deslocamento (Intel 4003).
Por tabela, a solução encontrada possibilitava que este mesmo conjunto pudesse ser usado em diversas outras aplicações. Até mesmo em um computador. 💻😊
Mas como o Intel 4004 era um projeto feito “sob encomenda” para a empresa japonesa, contratualmente os direitos sobre seu uso eram deles.
Entretanto, algum tempo depois, percebendo o potencial do que tinham criado, a Intel renegociou com a NCM para que, ela própria, também pudesse comercializar seu microprocessador com outras empresas.
E o mundo nunca mais seria o mesmo desde então.
Nesta data, a empresa publicava anúncio na edição da revista Electronic News, com o título “Announcing a New Era in Integrated Electronics” (Anunciando uma Nova Era na Eletrônica Integrada), demarcando o lançamento público do novo chip.
Nascia assim o primeiro processador programável de uso geral no mercado. Um “coringa” que os engenheiros podiam comprar e programar para executar diferentes funções, em uma enorme variedade de dispositivos eletrônicos.
Nos anos seguintes, a Intel também criaria os bem sucedidos Intel 8008, Intel 8080, Intel 8085, Intel 8086 e o Intel 8088, que foi o escolhido para equipar o primeiro PC da IBM.
A partir daí, praticamente dominou o universo dos microprocessadores com os subsequentes Intel 80286, Intel 80386, Intel 486, Intel Pentium, etc…
Foi a invenção dos microprocessadores que possibilitou a redução do tamanho dos computadores, abrindo o caminho para os microcomputadores pessoais e, atualmente, todo o universo de dispositivos portáteis.
E você, qual foi o primeiro microcomputador com o qual teve contato?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Intel era fundada em 1968
- O IBM PC nascia em 1981
- O microprocessador Intel 8008 de 1972
- O microprocessador Intel 8080 de 1974
- O microprocessador Intel 8085 de 1976
- O microprocessador Intel 8086 de 1978
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O microprocessador Intel 80286 de 1982
- O microprocessador Intel 80386 de 1985
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: