A RIAA processa pessoas por download de mp3 em 2003

Em 08 de setembro de 2003, iniciando nova ofensiva, a Associação Americana da Indústria de Gravação RIAA processa pessoas por download de mp3.

Nesta data, esta instituição, que representa as gravadoras e distribuidoras (de música) americanas, dava entrada na justiça em processos contra 261 “indivíduos”, incluindo idosos e crianças, sob a alegação de “compartilharem ilegalmente” músicas em formato mp3.

Estamos falando de um momento da história em que o compartilhamento de músicas utilizando aplicativos “peer-2-peer” (possibilidade criada anos antes pelo aplicativo Napster) estava no auge, com milhões de músicas sendo baixadas diariamente por todos ao redor do globo.

As primeiras iniciativas da RIAA neste sentido tinham ocorrido anos antes, com ações que tiveram como alvo os sites e aplicativos de compartilhamento.

Contudo, talvez por não terem conseguido atingir os objetivos almejados, apontaram seus canhões agora na direção das “pessoas” que baixavam as músicas.

Em cada processo, a RIAA demandava inicialmente uma retratação de 150 mil dólares por música baixada.

Contudo, foram oferecidos acordos que incluíam uma declaração de “nunca mais vou fazer isso” e o pagamento de multa de 3 dólares por música, o que fez com que 52 dos 261 primeiros processos fossem finalizados.

Nos anos seguintes, com mais de 30 mil pessoas já processadas, os resultados efetivos conseguidos pela ação foram: a revolta do público contra o mercado fonográfico, nenhum aumento de pagamento de royalties aos músicos e nenhuma redução nos downloads ilegais que, ao contrário, aumentaram em muito.

E você, o que acha do compartilhamento de músicas em formato digital?

O que aconteceu com as pessoas processadas por baixar músicas na Internet?