O sistema operacional iPhone OS iOS de 2007

Em 29 de junho de 2007, a norte-americana Apple lançava seu sistema operacional iPhone OS iOS para dispositivos móveis.

O iPhone OS é um sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela Apple Inc e lançado conjuntamente com o primeiro modelo do smartphone iPhone, em 29 junho de 2007.

Originalmente, mesmo algum tempo depois de seu lançamento, a Apple não daria nenhum “nome oficial” ao sistema, resumindo-se a dizer que o iPhone rodava uma versão do sistema operacional de desktop da Apple, o OS X.

sistema operacional iPhone OS iOS 2
iPhone OS 1.0, primeira versão

Quase um ano se passaria até que, em 6 de março de 2008, com o lançamento do kit de desenvolvimento de software para iPhone (o iPhone SDK), a Apple finalmente o batizaria com o nome iPhone OS.

Mas após algumas gerações, em função do lançamento do tablet iPad, que também o utilizava, seria  rebatizado como iOS, com sua versão inicial identificada como iOS 4.

sistema operacional iPhone OS iOS 3
Algumas das versões seguintes

O iOS 7, lançado em 18 de setembro de 2013, traria uma atualização significativa do sistema; introduzindo uma série de mudanças visuais e funcionais que tiveram um impacto profundo no sistema operacional e na experiência do usuário.

Entre as principais mudanças estava a alteração radical no design visual, abandonando o princípio do Esqueumorfismo presente nas versões anteriores, favorecendo agora um design mais plano e minimalista, com ícones redesenhados adotando cores mais vibrantes e uma estética mais limpa.

O “redesign” contemplou ainda seus aplicativos nativos, como o Calendário, Notas e Safari, que ganharam atualizações não só visuais como de funcionalidade.

Esta nova versão receberia também o Control Center, permitindo aos usuários acessarem mais facilmente configurações como Wi-Fi, Bluetooth, brilho da tela e controle de música, simplesmente deslizando para cima a partir da parte inferior da tela.

Os recursos de multitarefa foram igualmente aprimorados, possibilitando que aplicativos rodassem em segundo plano de forma mais eficiente, melhorando a capacidade de alternar entre aplicativos e economizando mais energia.

Outra novidade era o iTunes Radio, um serviço de streaming de música da Apple que oferecia estações de rádio baseadas em gêneros musicais e artistas.

sistema operacional iPhone OS iOS 4
Algumas das versões seguintes

Seu sistema de fotos, além de ganhar a possibilidade de adicionar filtros às imagens da câmera, teve ao mesmo tempo atualizações que introduziram a seção “Fotos”, capaz de organizar automaticamente as imagens em categorias como “Momentos” e “Coleções”.

Outro recurso interessante apresentado pelo iOS 7 foi o AirDrop, que permitia que usuários compartilhassem fotos, vídeos e outros arquivos com outros dispositivos Apple nas proximidades.

Suas evoluções envolveriam adicionalmente a segurança (Bloqueio de Ativação), a tela de notificações (permitindo que os usuários respondessem a mensagens diretamente da tela de bloqueio) e a acessibilidade (VoiceOver)

O iOS 7 foi ainda a  primeira versão do sistema  a oferecer suporte a processadores de 64 bits, sendo sucedido pelo iOS 8 em 2 de junho de 2014.

E você, qual foi a versão do iOS mais inovadora na sua opinião?

Cerimônias de lançamento de todas as versões do iOS
Review de todas as versões do iOS
Evolução da interface do iOS