O sistema operacional Microsoft Windows ME de 2000

Em 14 de setembro de 2000, a gigante do software Microsoft lançava a nova versão do seu sistema de janelas, o Microsoft Windows ME, considerado por muitos com o pior sistema operacional já criado pela empresa.
Antes de falar desta nova versão, vamos primeiro voltar um pouco no tempo para entendermos o contexto. Durante a década de 1990, a Microsoft manteve seu sistema Windows dividido duas linhas, a linha Microsoft Windows 3.x/9x, para o consumidor doméstico, baseada no sistema MS-DOS, e a linha Microsoft Windows NT, para o mercado corporativo, conhecida por sua estabilidade e segurança.
Após o sucesso retumbante do Microsoft Windows 98, a Microsoft iniciaria os trabalhos para a criação do seu sucessor, fazendo nascer o Microsoft Windows ME (abreviação para “Millennium Edition”), planejado para ser a última versão da família Windows 9x, preparando a transição para os futuros sistemas baseados no kernel NT, mas trazendo diversos aprimoramentos na experiência do usuário doméstico, especialmente em áreas como multimídia e a internet.

Nele, a empresa buscaria incorporar as características populares do Windows 98, mas com novas ferramentas e uma interface mais moderna, muitas “emprestadas” do Microsoft Windows 2000. Uma das grandes novidades foi o Windows Movie Maker, que permitia que usuários comuns editassem vídeos caseiros de maneira simples, ideal para uma época em que as câmeras de vídeo digitais começavam a se popularizar.
Outra importante funcionalidade incluída no Microsoft Windows ME foi introdução da Restauração do Sistema (System Restore), uma ferramenta que permitia aos usuários reverter o estado do computador para um ponto anterior em caso de falhas ou configurações problemáticas, sem a necessidade de reinstalar todo o sistema operacional.
O sistema também introduziu melhorias na navegação Internet (que se popularizava a passos largos) e no uso de multimídia, como o suporte integrado para dispositivos de áudio e vídeo mais modernos, recursos para jogos (como o DirectX 7.1), além das novas versões do Windows Media Player 7 (tocador de mídia), Windows DVD Player e o Internet Explorer 5.5 (navegador web).

A Microsoft, para “melhorar” a experiência do usuário, decidiria desabilitar o acesso ao modo real do MS-DOS, o que significava que o usuário não conseguia mais inicializar o computador diretamente em linha de comando como era possível nas versões anteriores. Essa decisão foi bastante controversa, desagradando a um grande número de usuários, visto que limitava a compatibilidade com alguns softwares e jogos antigos.
O Microsoft Windows ME, no entanto, não teve uma vida longa e próspera, como diria Mr Spock. 🖖
Ele sofreria com a má reputação devido a sua enorme instabilidade. Tendo que herdar a base legada do MS-DOS e, ao mesmo tempo, tentando oferecer novidades gráficas e multimídia, o sistema apresentava falhas frequentes, travamentos, reinicializações constantes e incompatibilidades com diversos programas e drivers.
Isso faria com que o Microsoft Windows ME rapidamente desenvolvesse uma imagem negativa, fazendo com que muitos o considerassem um dos piores sistemas operacionais já criados pela Microsoft.
Último representante da geração “DOS”, o Microsoft Windows ME serviria, de certa forma, como uma ponte para o Windows XP, cuja descontinuação em 31 de dezembro de 2001, já no ano seguinte ao seu lançamento, foi um claro indicativo dos problemas que o sistema apresentava e do descontentamento do público.

Vale aqui, contudo, fazermos uma observação.
A história que se conta é que, em 1998, a Microsoft havia decidido que o Windows 98 seria a última versão baseada no MS-DOS, com a próxima edição do sistema já sendo baseada no kernel NT. Durante os trabalhos, contudo, ficou claro que o prazo exíguo não seria suficiente para realizar a hercúlea operação de unificar os dois sistemas. Isso faria a empresa reorientar sua estratégia, lançando uma versão “intermediária”, que seria, no fundo, uma versão “melhorada” do Windows 98, incorporando alguns penduricalhos do Windows 2000. E deu no que deu. 😊
O Microsoft Windows ME seria sucedido pelo Microsoft Windows XP, que unificaria as duas linhas de sistemas operacionais da Microsoft, a 9x e a NT, finalmente juntando o melhor dos dois mundos: a estabilidade da linha NT com a compatibilidade e facilidade de uso da linha 9x.
E você, chegou a ter o Windows ME eu seu computador? Ou saltou do Windows 98 direto para o Windows XP?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema Microsoft Windows 3.1 de 1992
- O sistema Microsoft Windows 3.11 de 1993
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O sistema operacional Microsoft Windows NT 3.5 de 1994
- O sistema operacional Microsoft Windows 98 de 1998
- O sistema operacional Microsoft Windows 2000 de 2000
- O sistema operacional Microsoft Windows XP de 2001
- O navegador Microsoft Internet Explorer de 1995
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!














