O mouse óptico Logitech MX1000 de 2004
Em 01 de setembro de 2004, a empresa norte-americana Logitech lançava o mouse óptico Logitech MX1000 Laser Cordless, o primeiro mouse comercial a usar um sinal de laser invisível para detectar o movimento.
Tudo bem, não era uma ideia exatamente “nova”, visto que um mouse baseado num sinal laser já tinha sido implementado antes, em 1998, pela Sun Microsystems em suas estações SPARCstation, permanecendo com uso restrito apenas a estes computadores.
Entretanto, uma nova tecnologia desenvolvida pela empresa Agilent Laboratories (usada pela Logitech em seu produto) criaria uma versão de laser infravermelho de dimensão super pequena e baixo consumo de energia (o VCSEL).
Considerado um dos primeiros mouses a trazer a tecnologia de sensor a laser para a computação doméstica, o mouse Logitech MX1000 Laser Cordless contava com resolução de 800dpi (pontos por polegada), 8 botões, botão de rolagem (scroll), operação sem fio e uma bateria que prometia duração de 21 dias.
Além de ser capaz de operar em uma variedade maior de superfícies, o Logitech MX1000 permitia uma precisão de movimentos vinte vezes maior em relação às tecnologias anteriores, garantindo, ao mesmo tempo, semanas de operação sem necessidade de recarga da bateria.
Foi também um dos primeiros mouses sem fio a oferecer desempenho equiparado aos modelos “com fio”, utilizando tecnologia de transmissão via rádio frequência para se comunicar com um receptor USB, dando ao usuário uma maior liberdade de movimento.
Seu design ergonômico e confortável caiu nas graças dos usuários que passavam longas horas trabalhando no computador, que podiam ainda utilizar seus botões personalizáveis para executar funções específicas, conforme sua necessidade.
O lançamento do Logitech MX1000 ajudou a Logitech a se consolidar como uma das maiores fabricantes de acessórios para computadores, possibilitando que a tecnologia de mouses ópticos pudesse se popularizar. chegando a todas as demais plataformas.
E você, lembra como foi a sensação de usar um mouse “sem bolinha” pela primeira vez?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O primeiro mouse da história de 1968
- O Mouse Microsoft de 1983
- A luz LASER de 1960
- O computador Xerox Star 8010 de 1981
- O computador Xerox Alto de 1973
- O sistema Xerox Gypsy de 1975
- Sketchpad – primeira interface gráfica avançada de usuário de 1963
- O microcomputador Apple LISA de 1983
- O microcomputador Apple Macintosh de 1984
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: