Em 20 de abril de 1993, era liberada a primeira versão pública do sistema operacional NetBSD.

Derivado do código-fonte da Berkeley Software Distribution (386BSD), o NetBSD foi originalmente desenvolvido por Chris Demetriou, Theo de Raadt , Adam Glass e Charles Hannum, um grupo de programadores que andava insatisfeito com o andamento do desenvolvimento da versão até então existente do sistema operacional.

Apaixonados pelo conceito de um sistema operacional unificado e altamente portátil, este grupo tinha uma missão clara: criar um sistema robusto, estável e eficiente, capaz de suportar diversas plataformas de hardware.

Nascia assim o NetBSD, que se destacaria rapidamente por sua capacidade de rodar em uma ampla gama de arquiteturas de hardware (um dos seus pontos fortes), sendo um dos sistemas Unix mais versáteis e adaptáveis, o que o diferencia de outros sistemas Unix-like.

Tem como um dos seus aspectos mais notáveis sua filosofia de portabilidade, exemplificada pelo lema “Of course it runs NetBSD (“É claro que roda NetBSD”). Ao longo dos anos, o NetBSD foi portado para mais de 50 arquiteturas diferentes, incluindo sistemas que variam desde PCs e servidores de alto desempenho, passando por videogames, PDAs e dispositivos embarcados de baixo consumo de energia.

Esta portabilidade do NetBSD é alcançada com o uso de interfaces que “abstraem” o hardware de mais baixo nível, como os dispositivos de entrada/saída ou para DMA. Usando essa “camada de abstração”, os drivers de dispositivo podem ser divididos em partes que são “independentes de máquina (do hardware)” e partes “dependentes de máquina”.

sistema operacional NetBSD 2
A interface de texto da primeira versão NetBSD 0.8

Isso torna um único driver facilmente utilizável em várias plataformas, ocultando detalhes de acesso de hardware, o que reduz enormemente o trabalho de portá-lo para um novo tipo de equipamento. Como exemplo, um driver para uma placa de expansão específica pode funcionar em diversos modelos de barramentos internos distintos, como ISA, PCI, PCI Express ou PC Card.

Outro ponto forte do NetBSD é a sua comunidade de desenvolvedores e usuários, que, embora menor, é mais especializada, focando em estabilidade, segurança e portabilidade, melhorando o controle de versões e as possíveis ramificações, atendendo tanto a necessidades acadêmicas quanto comerciais.

Além disso, o sistema é conhecido por sua extensa documentação e suporte comunitário, o que facilita a personalização e o desenvolvimento por parte de programadores e entusiastas.

A Fundação NetBSD

A Fundação NetBSD é uma organização sem fins lucrativos criada para apoiar o desenvolvimento do sistema operacional NetBSD e promover seu uso.

Fundada em 1995, a fundação administra o projeto NetBSD, coordena o desenvolvimento de novas versões, mantém a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do software e promove a comunidade de usuários e desenvolvedores do sistema.

A fundação também gerencia questões legais e de licenciamento, garantindo que o sistema continue a ser distribuído sob uma licença de código aberto permissiva, o que facilita sua adoção e uso em diversos contextos, desde servidores até dispositivos embarcados.

Quer ajudar? A Fundação aceita doações para apoiar o desenvolvimento contínuo do sistema, por meio deste endereço.

sistema operacional NetBSD 3
O NetBSD suporta também uma grande variedade de interfaces gráficas de usuário
A versão NetBSD 1.0

Lançado em 26 de outubro de 1994, o NetBSD 1.0 foi o resultado de mais de um ano de trabalho duro.  Seu kernel, agora derivado da versão 4.4BSD-Lite, teve todas suas partes, ou substituídas por versões livres do 4.4BSD-Lite ou reescritas, deixando o NetBSD 1.0 completamente livre de problemas legais.

Além de ser a primeira versão multiplataforma, a versão NetBSD 1.0 teve muitas melhorias significativas. Algumas dessas melhorias, como o Fast File System mais rápido e o suporte para tamanhos de arquivo de 64 bits, vieram do 4.4BSD-Lite. O suporte para bibliotecas compartilhadas vinculadas dinamicamente foi adicionado para a maioria das arquiteturas, resultando em uma grande economia de espaço em disco.

Muitos bugs foram corrigidos e muitos outros novos recursos foram adicionados, assegurando um sistema mais estável, mais funcional e mais rápido.

E em 1994, após desentendimentos com os demais membros, um dos fundadores, Theo de Raadt, deixou o projeto. No ano seguinte, fundaria um novo projeto, o OpenBSD, uma bifurcação (fork) do NetBSD.

Embora o NetBSD tenha surgido durante uma época em que outros sistemas também estavam em desenvolvimento, como o Linux e o FreeBSD, ele manteve sua relevância devido à sua estabilidade, segurança e portabilidade. Com atualizações regulares e uma comunidade ativa, o sistema continua a ser uma opção confiável para uma variedade de usos, desde ambientes de pesquisa até aplicações comerciais e industriais.

E você, já utilizou alguma versão do NetBSD? Para qual fim?

Qual BSD é o certo pra você?