Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 15 de agosto de 2000, a fabricante de computadores Compaq lançava sua proposta de equipamento dedicado ao acesso à Internet, o Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1.

Na virada para o novo milênio, criar um equipamento simples, rápido, sempre conectado à internet e que eliminasse a complexidade e o custo dos computadores pessoais tradicionais, era um objetivo perseguido por muitas empresas de tecnologia.

Foi nesse contexto que a norte-americana Compaq, uma das gigantes da informática da época, lançaria um dos seus produtos mais inusitados, o Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1, num esforço ambicioso de levar a internet a um público mais amplo e menos familiarizado com a computação (especialmente o doméstico), muito antes da popularização dos smartphones e assistentes inteligentes.

Projetado com o objetivo de simplificar o acesso à internet para usuários com pouca ou nenhuma experiência em computadores, o Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 não era um computador no sentido tradicional. Ele fazia parte de uma nova categoria de dispositivos chamada “Internet Appliances” (Eletrodomésticos de Internet), dedicados a acessar a internet, com a promessa de conectar as pessoas ao mundo digital de mais forma simples, barata e direta, sem a “complicação” de um computador convencional.

Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 2
Vistas externas

Fruto de uma parceria entre a Compaq e a Microsoft (MSN Companion), o Compaq iPAQ IA-1 era basicamente um terminal de acesso à internet que, ao ser ligado, direcionava o usuário a um ambiente controlado da rede MSN, com recursos como navegação web, e-mail, mensagens instantâneas, previsão do tempo e notícias.

A intenção era que o aparelho ficasse em um local central da casa, como a cozinha ou a sala de estar, estando sempre ligado e pronto para ser usado, de forma semelhante a qualquer eletrodoméstico, como um rádio ou uma televisão, permitindo que toda a família pudesse checar suas mensagens e acessar conteúdo online de forma rápida. 

Com um design moderno e diferente dos PCs da época, contava com um processador AMD K6-2 de 266 MHz de velocidade, memória RAM de 32 MB, armazenamento interno baseado em memória flash de 16MB, tela LCD de 10 polegadas com resolução de 800×600 pontos, teclado sem fio por infravermelho com mouse integrado e botões de atalho para conteúdos online, modem para linha discada de 56 kbps de velocidade, além de conexões externas USB, áudio e slot para cartão de memória tipo Compact Flash.

Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 3
Vista interna

O sistema operacional era o Microsoft Windows CE 3.0, uma versão simplificada do Windows desenvolvida especificamente para dispositivos embarcados e portáteis, modificado no Compaq iPAQ IA-1 para funcionar em um ambiente “fechado”, impedindo que o usuário instalasse outros programas ou alterasse suas configurações livremente. A interface simplificada do sistema, chamada “Microsoft MSN Companion“, priorizava o acesso a e-mail, navegação web e demais serviços online da MSN, tendo como navegador web o Internet Explorer.

E seria exatamente este perfil ”fechado” do sistema um dos principais fatores a limitar sua aceitação, pois muitos consumidores começaram a perceber que estavam adquirindo um equipamento com hardware razoável, mas severamente restrito em termos de funcionalidade.

Outro ponto que dificultaria a adoção do Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 era o seu modelo de negócios, baseado em uma assinatura mensal obrigatória com a MSN, cuja dependência do provedor de internet discada tornava o produto pouco atrativo para consumidores que já pagavam por outros serviços de provedor, ou que já dispunham de uma banda larga.

Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 4
A variante azul, conhecida como “Clipper”, que rodava o sistema operacional BeIA (baseado no BeOS)

Além disso, seu preço de lançamento, na casa dos US$ 500, era considerado caro para o que oferecia, especialmente em uma época em que computadores desktop de baixo custo já estavam disponíveis com muito mais funcionalidades e flexibilidade.

Apesar da proposta inovadora e do design atraente, a baixa popularidade faria com que o Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 não viesse a ter um bom resultado comercial, sendo descontinuado menos de dois anos após seu lançamento, 13 de fevereiro de 2002.

Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-2

Poucos meses depois, em 30 de outubro de 2000, uma versão atualizada seria lançada pela Compaq, o iPAQ Home Internet Appliance IA-2, que tentava se aproximar mais de um “PC” como as pessoas estavam acostumadas.

Dentre as principais diferenças estava sua tela maior de 15”, agora de tubo (CRT) e resolução de 800×600 pontos, alto-falantes embutidos e um conjunto (agora com fios) de teclado e mouse com botão scroll de fábrica.

Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 5
O Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-2


E você, chegou a utilizar o Compaq iPAQ Home Internet Appliance IA-1 ou algum outro internet appliance pra acessar a internet?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Uma de suas variantes em operação
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *