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Em 10 de julho de 1996, era anunciado o primeiro sistema de acesso à internet via televisão, a WebTV.

Este dispositivo, idealizado por Steve Perlman, prometia oferecer acesso à internet utilizando os aparelhos de TV comuns como “monitores” e a linha telefônica fixa com meio de conexão.

Num momento em que a internet começava a despontar nos lares do mundo, este anúncio geraria um enorme burburinho na imprensa, tanto por ser o primeiro dispositivo de acesso à Internet baseado na TV, quanto por ser o primeiro equipamento a acessar a WEB sem depender de um computador.

Sua ideia surgiu quando, num dia navegando na internet, chegou ao site da empresa de alimentos “Campbell Soup”.

Numa época em que Internet ainda era coisa de “nerd”, pensou consigo: “as pessoas que se interessariam pelo conteúdo deste site, hoje não estão acessando a internet”.

Transformar o acesso à Internet em algo simples como ligar a TV poderia trazer um novo público para a “rede”.

E ele estava certo. Afinal, os serviços de de streaming de vídeo, as SmartTVs e os TVBOX estão aí para confirmar.

WebTV 2
Modelos de Set-top-boxes licenciados pela Philips e Sony

A empresa, fundada um ano antes com a participação de alguns amigos, contratou vários funcionários e iniciou negociações para licenciar seu produto com a Sony, sem obter muito sucesso.

A WebTV tinha como proposta “não fabricar equipamentos”, mas sim licenciar seu projeto (um set-top-box) para que qualquer empresa pudesse fabrica-lo. As empresas licenciadas ganhariam dinheiro vendendo o dispositivo e a WebTV oferendo a assinatura do serviço.

Quase um ano depois, com a Sony pulando fora das negociações, e antes mesmo de anunciar publicamente seu produto, Perlman tinha torrado todas suas economias, seus cartões de crédito, hipotecado sua casa e estava praticamente falido.

Foi então que a Philips surge e licencia o WebTV. Em seguida a Sony, com receio de fica pra trás, se arrepende e também fecha negócio com eles.

Nos meses seguintes, diversas empresas viriam a fechar contratos para licenciar a tecnologia. Com todo esse sucesso, apenas 20 meses depois de sua fundação, uma empresa “pouco conhecida”, uma tal de Microsoft, compra a WebTV por US$503 milhões de dólares, rebatizando-a algum tempo depois para “MSN TV”.

Nada mal pra quem já tinha penhorado até as calças meses antes 😊.

Porém, mesmo com o patrocínio da gigante Microsoft, o serviço MSN TV, embora inovador em sua época, enfrentaria nos anos que se seguiram diversas dificuldades em se sustentar e ampliar base de clientes.

WebTV 3
A interface do serviço MSN TV

A primeira destas dificuldades se devia ao fato da MSN TV ter sido lançada num momento em que a maioria dos lares não tinha acesso à internet de alta velocidade (banda larga).

No entanto, à medida que a tecnologia avançou, o acesso à internet se tornou mais “onipresente” e rápido, fazendo com que os usuários migrassem para dispositivos mais “versáteis”, como computadores pessoais, smartphones e tablets, que ofereciam experiências de navegação mais ricas e interativas do que a MSN TV poderia propiciar.

Do outro lado, a concorrência de mercado com outros dispositivos conectados à TV, como serviços de streaming, cresceu significativamente, com plataformas como Roku, Apple TV, Amazon Fire TV e Smart TVs tornando-se populares e oferecendo uma ampla variedade serviços, fazendo da MSN TV uma solução menos relevante.

Assim, visto ter sido uma plataforma projetada principalmente para acessar a web em uma TV, na medida em que os consumidores se tornaram mais sofisticados em suas necessidades de entretenimento, a MSN TV enfrentou dificuldades para atender a essas demandas em constante mudança, tornando o serviço menos sustentável do ponto de vista comercial, vindo a ser finalmente descontinuado em 30 de setembro de 2013.


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Conferência de lançamento da WebTV
Apresentação institucional do WebTV
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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