O Assistente Digital Pessoal Sony Clié de 2000

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 30 de agosto de 2000, a japonesa Sony anunciava seu primeiro assistente digital pessoal, o Sony Clié, baseado no sistema Palm OS.

Na virada do milênio, numa época em que os Smartphones ainda não existiam, o mercado de assistentes digitais pessoais (PDAs), aqueles pequenos “computadores de bolso”, estava em franca expansão, dominado fortemente pelos modelos da linha Palm, que detinham naquela altura 75% do mercado.

Querendo morder uma boa fatia deste bolo, a Sony, gigante japonesa da eletrônica (que de boba não tem nada), após quase um ano escondendo o jogo sobre uma possível parceria com a Palm Inc, anunciaria no dia de hoje sua entrada oficial neste mercado, lançando seu próprio modelo, o Sony Clié.

Batizado a partir das iniciais de “Communication. Link. Information. Entertainment” (Comunicação. Conexão. Informação. Entretenimento), seu nome refletia os propósitos vislumbrados pela Sony para o produto, criando um dispositivo que se integrasse tanto à vida pessoal quanto profissional dos usuários.

Ao contrário de muitos de seus concorrentes, como os Pocket PCs, que rodavam o sistema Windows CE da Microsoft, o Sony Clié optaria pelo sistema operacional Palm OS, da Palm Inc, numa escolha estratégica que permitiria que a Sony aproveitasse a vasta biblioteca de softwares existentes e a interface de usuário simples e intuitiva do Palm OS, que já tinha uma base de fãs bastante sólida.

Assistente Digital Pessoal Sony Clié 2
Vistas externas

A linha inicial de produtos, a série PEG-S, embora não fosse tão revolucionária quando comparada aos concorrentes, teve como primeiro modelo o PEG-S300, contando com um processador Motorola Dragonball EZ de 20MHz, 8MB de memória RAM, 2MB de memória flash, tela de 3,3” com 16 tons de cinza e 160 x 160 pontos de resolução, bateria Lithium-Ion, porta de expansão para sincronização de dados e um slot para cartão de memória tipo Memory Stick, já presente na maioria dos dispositivos eletrônicos vendidos pela empresa.

A fim de não “chover no molhado”, a empresa japonesa buscaria diferenciar seus produtos oferecendo não apenas as ferramentas de organização pessoal do sistema Palm OS, como agenda de compromissos, catálogo de endereços, lista de tarefas e contatos, mas também recursos multimídia avançados, que se tornariam uma marca registrada da linha.

Entre estas funcionalidades “extras” estavam a capacidade de armazenar e reproduzir pequenos videoclipes e de colocar fotos das pessoas no aplicativo de contatos. Isso era possibilitado em grande parte pela tecnologia de cartão de memória Memory Stick, da própria Sony, capaz de ampliar a memória interna dos 8MB para até espantosos 128MB na época.

Além do cartão de memória, o Sony Clié tinha outro recurso de hardware interessante, o “jog dial. Tratava-se de botão rotativo (uma rodinha) localizada em canto superior esquerdo, que podia ser girada ou pressionada, possibilitado procurar e selecionar itens em uma lista, como contatos ou aplicativos.

Assistente Digital Pessoal Sony Clié 3
Séries N, T, NR e NX

A empresa ainda prometia acessórios como uma câmera fotográfica, um receptor de GPS, Bluetooth e gravador de voz, conectáveis ao mesmo slot do cartão de memória, a serem lançados futuramente.

Mas a verdadeira inovação, que diferenciaria linha Sony Clié dos concorrentes, viria com os modelos que se seguiram.

  • Série S: PEG-S300 (29 de agosto de 2000)
  • Série N: PEG-N600C (7 de abril de 2001)
  • Série T: PEG-T400 (24 de julho de 2001)
  • Série NR: NR70 (8 de novembro de 2001)
  • Série NX: NX70 (12 de setembro de 2002)
  • Série SJ: SJ20 (agosto de 2002)
  • Série SL: SL10 (23 de abril de 2002)
  • Série NZ: NZ90 (janeiro de 2003)
  • Série TG: TG50 (março de 2003)
  • Série TJ: TJ25 (outubro de 2003)
  • Série UX: UX50 (24 de junho de 2003)
  • Série TH: TH55 (8 de janeiro de 2004)
  • Série VZ: VZ90 (27 de agosto de 2004)

A série PEG-N, introduziria telas coloridas e de alta resolução, com os modelos PEG-N700C e PEG-N710C contando com telas com resolução de 320 x 320 pontos e 65.536 cores, um avanço significativo em relação aos modelos monocromáticos e até mesmo aos PDAs coloridos da época.

Assistente Digital Pessoal Sony Clié 4
Séries SJ, NZ, TG e TJ

Esses modelos também incorporavam recursos multimídia, como tocadores de áudio digital MP3 (em um momento em que dispositivos como o iPod ainda estavam surgindo) e visualizadores de imagens, aproveitando a experiência da Sony no setor de entretenimento.

Com a evolução da linha, a Sony passaria a integrar cada vez mais recursos de áudio, vídeo e câmeras digitais, transformando os PDAs em verdadeiros centros de entretenimento portáteis. A série PEG-T traria modelos mais finos e elegantes, como o PEG-T650C, que mantinha a tela de alta resolução e adicionava a capacidade de reproduzir vídeos. A série PEG-SJ oferecia modelos mais acessíveis, enquanto a série PEG-NR introduziu o formato de “concha”, que se abria para revelar um teclado QWERTY, ideal para quem precisava digitar longos textos ou e-mails.

Já a série PEG-NX, elevaria o padrão com modelos que tinham câmeras digitais integradas e recursos aprimorados de multimídia. Um dos exemplos notáveis da linha foi o modelo PEG-NX70V, que vinha com uma câmera VGA rotativa e um teclado completo, processador Intel PXA250 XScale de 200 MHz, 16 MB de memória RAM e uma tela de 320 x 480 pixels com 65.536 cores.

Assistente Digital Pessoal Sony Clié 5
Séries UX, TH, e VZ

A série PEG-UX, tendo como um dos representantes o PEG-UX50, contava com processador Handheld Engine CXD2230GA, memória total de 104MB, teclado físico embutido, tela de 480 x 320 pixels com capacidade de exibir milhares de cores, além de conectividade Wi-Fi e Bluetooth integradas. Era um dos PDAs mais sofisticados de seu tempo, com um formato semelhante a um minilaptop de bolso, que combinava produtividade e entretenimento em um único aparelho.

Apesar da inovação e da popularidade inicial, a linha Sony Clié começou a enfrentar a concorrência avassaladora dos smartphones, que, como o Palm Treo, combinando a funcionalidade de um PDA com um telefone celular, começavam a dominar o mercado.

A Sony, embora tenha lançado alguns modelos com capacidades de comunicação celular, não conseguiria acompanhar a rapidez da transição para a era dos smartphones, concluindo que os PDAs “dedicados” não eram mais um mercado viável para o futuro. Assim, em 26 de agosto de 2005, a empresa anunciaria oficialmente a descontinuação da produção e venda da linha Sony Clié.


E você, teve algum dos modelos da linha Sony Clié?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review do Sony Clié PEG-S300
Matéria de TV sobre o PEG-S300
Sony Clié PEG-NX80
Sony Clié PEG-SJ22
Sony Clié PEG-UX40
Sony Clié PEG-VZ90
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *