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Em 21 de novembro de 1990, a japonesa Nintendo lançava seu revolucionário jogo de corrida F-Zero, juntamente com o console de 16 bits Super Famicom.

Desembarcando em terras japonesas no mesmo dia do lançamento do console Nintendo Super Famicom (SFC) (posteriormente Super Nintendo – SNES), o jogo F-Zero se tornaria um dos títulos mais emblemáticos do novo console da Nintendo, demarcando o início de uma nova era para os games de corrida e deixando claro que a fabricante japonesa não tinha chegado na geração dos 16bits pra “brincar”. 😊

A ideia de F-Zero nasceria do desejo da Nintendo de criar um jogo de corrida ambientado em um cenário futurista onde, em vez de carros convencionais, apresentasse veículos que “flutuavam” acima da pista e se moviam em altíssimas velocidades.

Desenvolvido e publicado pela própria Nintendo, o jogo foi criado pela equipe Nintendo EAD (Entertainment Analysis & Development), sob a direção de Kazunobu Shimizu, programação de Yasunari Nishida, produção do lendário Shigeru Miyamoto (também responsável por clássicos como Super Mario Bros, Donkey Kong e Star Fox) e trilha sonora composta por Naoto Ishida e Yumiko Kanki.

jogo Nintendo F-Zero 2
Versão para o Super Nintendo

Além de ter sido um dos títulos de lançamento do Super Famicom (outro foi “só” o Super Mario World), F-Zero demonstraria de forma magistral o poder gráfico do novo console, numa espécie de “vitrine” tecnológica, especialmente através do uso do Modo 7, um recurso que permitia que o console rotacionasse e escalonasse a camada de fundo (background) de uma cena em tempo real, gerando uma impressionante ilusão de profundidade e tridimensionalidade, a partir de imagens e figuras 2D.

Esta técnica, embora não fosse um 3D “verdadeiro” baseado em polígonos como veríamos em gerações futuras, era revolucionária para a época e essencial para a jogabilidade de F-Zero. Com ela, as pistas de corrida podiam ser vistas de uma perspectiva em terceira pessoa, variando o ângulo e a escala para simular curvas, declives e a vertiginosa sensação de alta velocidade, algo inédito para um jogo de corrida em console doméstico naquele período.

O jogo

Ambientado no ano 2560, o game colocava o jogador no universo da “F-Zero”, um torneio interplanetário onde competem pilotos de diferentes mundos, com cada um dispondo do seu próprio veículo (hovecar). Quatro deles estavam disponíveis para a escolha do jogador: Blue Falcon (pilotado por Captain Falcon), Golden Fox (por Dr. Stewart), Wild Goose (por Pico) e Fire Stingray (por Samurai Goroh), contando cada um características únicas de aceleração, velocidade e resistência, resultando em estilos de pilotagem distintos.

O participante precisava dominar curvas, saltos e zonas de recarga de energia para vencer as corridas e evitar explosões, já que o contato com as bordas da pista, minas terrestres ou com outros competidores, reduzia o nível de energia da nave. Um total de 15 pistas com cenários interplanetários variados estavam disponíveis.

jogo Nintendo F-Zero 3
O icônico visual “3D” do jogo

O jogo apresentava ainda três ligas diferentes (Knight, Queen e King) com dificuldades progressivas, complementadas por quatro níveis de habilidade selecionáveis pelo usuário em cada uma delas (beginner, standard, expert e master).

Após seu sucesso inicial, F-Zero se tornaria uma franquia de sucesso, ganhando várias novas versões ao longo das décadas seguintes, sempre com “novidades” tecnológicas a cada lançamento. Entre elas, podemos destacar F-Zero X (de 14 de julho de 1998) para o Nintendo 64, que introduziria gráficos totalmente tridimensionais e um modo de corrida com até 30 competidores simultâneos. Também F-Zero GX (de 25 de julho de 2003) para o Nintendo GameCube, desenvolvido em parceria com a Sega, que levaria a série ao seu auge técnico e de dificuldade.

Além desses títulos principais para consoles “de mesa”, a série também contaria com versões portáteis para o Game Boy Advance, como F-Zero: Maximum Velocity (de 21 de março de 2001), F-Zero: GP Legend (de 28 de novembro de 2003) e F-Zero Climax (de 21 de outubro de 2004), que seria o último jogo da série a ser lançado, tendo em vista o fato de diversos executivos da Nintendo, incluindo Shigeru Miyamoto, terem afirmado na época que não vislumbravam um novo conceito que justificasse reviver a série.

jogo Nintendo F-Zero 4
Os cartuchos, em suas duas versões

Tudo bem, vai… em 2023, 19 anos depois, a Nintendo lançaria um “remake” pro Nintendo Switch de nome F-Zero 99, que basicamente era a versão original do SNES (com maior resolução) adaptada para o estilo “Battle Royale”, possibilitando até 99 jogadores online

F-Zero chegaria à América do Norte em 13 de agosto de 1991 e na Europa em 4 de junho de 1992.

No mesmo dia do lançamento de F-Zero, chegaria também ao mercado o idolatrado Super Mario World, que, em conjunto, transformariam o console da empresa em objeto de desejo de jovens dos 8 aos 80 anos. 😊


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Uma partida de F-Zero
Comercial de TV da época
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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