O aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 de 1983

Em 26 de janeiro de 1983, a Lotus Development Corporation lançava o aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 para computadores compatíveis com IBM PC, que mudaria o mundo.

Desenvolvido por Mitchell David Kapor e Jonathan Sachs, o Lotus 1-2-3 foi um software de planilhas eletrônicas que se tornaria talvez o primeiro “killer app para computadores PC compatíveis, contribuído enormemente para o sucesso do computador da IBM e seus clones.

Embora não tivesse sido a primeira planilha eletrônica da história, papel que coube ao Visicalc, lançado em 1979 para a plataforma Apple, o Lotus 1-2-3 se tornou praticamente uma unanimidade entre os usuários dos PCs.

Um padrão “de fato”, que vendeu mais de 60mil cópias no primeiro mês de comercialização, tornando-se o aplicativo de computador mais vendido dos anos 80!

Com um nome que refletia suas três funcionalidades, 1-planilha eletrônica, 2-banco de dados e 3-geração de gráficos, foi o aplicativo de planilha eletrônica para o sistema MS-DOS que dominou o mercado dos PCs pouco tempo depois do seu lançamento, desbancado competidores de peso como o Visicalc, Multiplan e o SuperCalc.

aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 2
Foi produzido em diversos formatos e plataformas

Grande parte do seu sucesso residia no fato dele ser extremamente rápido, tornando a manipulação das células e a atualização dos conteúdos e gráficos muito mais ágeis que os concorrentes.

Isso se devia ao fato dele ter sido programado em linguagem Assembly e as interações com a tela serem feitas diretamente na memória de vídeo, em vez dos processos mais lentos via BIOS/DOS.

Numa época em que os “clones” do IBM PC começavam a despontar no mercado de computadores, o Lotus 1-2-3, juntamente com o Microsoft Flight Simulator, foram os aplicativos adotados pelos usuários como forma de “validar” a compatibilidade do clone com o PC original.

Se roda o L-123 e o MFS, é um IBM compatível”, diriam os usuários da época. 😊

O Lotus 1-2-3 foi também um dos responsáveis por uma revolução cultural no mundo corporativo, mudando profundamente a forma como trabalhávamos com os dados.

Qualquer funcionário leigo, que não dominasse nenhuma das complexas linguagem de programação, era agora capaz de manipular e analisar dados de forma simples e rápida, e ainda obtendo resultados instantâneo na medida em que os dados e as fórmulas iam sendo alimentadas na planilha.

E é claro que, com o aumento da produtividade, departamento inteiros de contabilistas deixavam de existir, substituídos por alguns poucos operadores de planilhas.

Eles não tinham a noção de como o Lotus 1-2-3 mudaria a indústria de computadores e o mundo das finanças para sempre.

Mas como aconteceu com a maioria dos aplicativos líderes de mercado na era MS-DOS, a Lotus demorou para “acreditar” na plataforma Windows, atrasando o lançamento da versão para as “janelas”, o Lotus 1-2-3 para Windows, que só sairia em 1991.

Esta demora abriu espaço para o Microsoft Excel, que literalmente “dizimou” os concorrentes após seu lançamento.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade ou conhecer o aplicativo?

Aqui neste endereço você encontrará uma versão que roda direto no seu navegador.

Versões antigas do Lotus 1-2-3 também poderão ser baixadas aqui neste site.

E você, qual foi a melhor planilha eletrônica da história na sua opinião?

A IBM e o Lotus 1-2-3
Comercial de TV da época