O Assistente Digital Pessoal Apple Newton de 1992

Em 29 de maio de 1992, o Apple Newton, assistente digital pessoal da Apple, era anunciado.

Sua apresentação foi realizada na Consumer Electronics Show (CES) de Chicago, famosa feira norte-americana de eletrônicos de consumo, pelo presidente da empresa na época, John Sculley.

Na oportunidade, Sculley comentava aos repórteres presentes que o Newton era “nada menos que uma revolução!”.

assistente pessoal digital Apple Newton 4
John Sculley, presidente da Apple na época, apresenta o Newton na CES

Importante analisarmos aqui o contexto da época: a expressão “Assistente Digital Pessoal” (PDA) era um conceito desconhecido.

Ninguém tinha um PDA!

O próprio termo tinha sido apresentado por Sculley meses antes na CES de Las Vegas, o que vinha fazendo a mídia especializada especular sobre o assunto.

Mas, naquele momento, tudo tinha ficado apenas “no conceito”.

assistente pessoal digital Apple Newton 3
Vista Interna

Só que agora, em Chicago, ele não veio “falar” do PDA mais uma vez. Ele trouxe um debaixo do braço pra mostrar. 😯

Tudo bem, era só um protótipo daquilo que só seria comercializado no ano seguinte, mas que serviu para mostrar o que estaria por vir.

Um dos desenvolvedores do equipamento realizou, inclusive, uma demonstração de como seria pedir uma pizza apenas clicando em ícones na tela e enviando o pedido via FAX.

E a feira parou para ver esta incrível novidade: “Como assim, não vou mais precisar ligar pra pedir uma pizza?”😊.

Vale lembrar que nessa época não existiam smartphones nem internet móvel!

assistente pessoal digital Apple Newton 2
Anúncios da Época

Com tela sensível ao toque e um sistema de reconhecimento de escrita que permitia ao usuário escrever diretamente na tela usando uma caneta especial, foi uma enorme promessa, criando grande expectativa no mercado.

Seu efetivo lançamento se daria apenas no ano seguinte, em 3 de agosto de 1993, durante a Macworld Expo daquele ano.

Só que passado mais de um ano depois do anúncio, com o início das vendas, os usuários perceberam que a interface ainda tinha muitos problemas e o reconhecimento da escrita não era bem uma “Brastemp”, o que fez com que ele nunca chegasse a ser um grande sucesso comercial.

Ainda assim, seria mantido em catálogo por 6 anos, sendo definitivamente aposentado por Steve Jobs em 1998, logo após o seu retorno à empresa.

Foi um produto inovador e até certo ponto incompreendido por estar muito à frente do seu tempo.

Os PDAs só viriam começar a cair no gosto popular em 1996, com o lançamento do primeiro modelo concorrente PalmPilot.

E você, usou algum dispositivo da linha Newton?

Edição do programa Computer Chronicles apresentando o Apple Newton
Comerciais da época