O Bug do Milênio para o mundo em 1999

Em 31 de dezembro de 1999, administradores de sistemas de informática ao redor do mundo viveram um dos seus momentos de maior ansiedade, a expectativa do Bug do Milênio.

Desde o advento dos computadores, por uma questão de economia de espaço em memória, e ainda por total falta de necessidade de representação do numeral na íntegra, os computadores e softwares (em sua maioria) armazenavam e exibiam as datas com apenas dois dígitos para o ANO.

Tudo ia bem e todos estavam felizes…

Até que alguém resolveu fazer algumas perguntas:

• O que acontecerá com os relógios internos dos computadores quando o ano mudar de “99” para “00”?
  • Os aplicativos vão pensar que retornamos para 1900?
  • E os sistemas de bancos de dados de instituições previdenciárias, apresentarão erros nos cálculos das aposentadorias?
  • Os rendimentos da minha poupança vão ser afetados?

Perguntas como estas foram enorme motivo de preocupação nos anos que antecederam a virada do milênio.

Empresas gastaram milhões em consultorias e atualizações de sistemas. Fabricantes lançaram correções para seus equipamentos e aplicativos. E muitos programadores e administradores de sistemas de informática perderam noites de sono, cabelos e a festa da virada do ano novo em 31/12/1999. Estavam todos trabalhando… 😊

Fato é que, depois de muitas horas de trabalho e muito dinheiro gasto, a grande maioria das pessoas não percebeu nenhum impacto no seu dia a dia. E a maioria das corporações não detectou problemas graves.

E você, teve problemas na virada do milênio?

Matéria do programa Fantástico de 1999