Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 20 de dezembro de 1994, a estatal brasileira de telecomunicações Embratel lançava o serviço de Internet comercial no Brasil.

A história da Internet no Brasil começaria em 1988 em duas frentes, tendo de um lado o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, e do outro a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Estas duas instituições acadêmicas brasileiras estabeleceram, nesta época, conexões internacionais distintas à centros de pesquisa norte-americanos, membros da rede BITNET (Because It’s Time Network), uma das antecessoras da Internet como conhecemos hoje, e que já congregava nessa altura milhares de entidades em todo o mundo.

A partir dessas duas instituições, outros centros acadêmicos brasileiros passaram a também ter acesso a esta grande rede internacional, através de circuitos de dados que as conectavam a uma dessas instituições.

A questão é que a FAPESP e o LNCC não estavam conectados entre si. Isso tornava obrigatório que um dado de uma determinada universidade conectada à FAPESP, para chegar a outra conectada ao LNCC, precisasse ser enviado por um dos canais até os EUA, para só depois retornar pelo outro.

Uma volta enorme, para instituições que poderiam estar fisicamente a poucos quilômetros de distância uma da outra.

Isso seria resolvido em 1989, com a interconexão entre as duas instituições, encurtando o caminho dos dados que tivessem origem e destino aqui no Brasil.

chegada da Internet comercial no Brasil 2
O início da RNP

No mesmo ano surgiria a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que promoveria a ampliação deste número de acessos para alcançar diversas outras regiões e instituições brasileiras.

Dois anos depois, todo este cenário seria mudado, com as entidades do exterior comunicando que estariam abandonando a BITNET e migrando seus sistemas para “a tal” Internet, que usava o protocolo de comunicação TCP/IP.

Caberia à FAPESP, no mesmo ano de 1991, colocar no ar a primeira conexão internacional à Internet, já sob o novo protocolo. O Brasil agora fazia parte da moderna “era da Internet”.

A questão é que, até então, o acesso a este sistema estava restrito basicamente ao universo acadêmico

Isso mudaria em 20 de dezembro 1994, quando a Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL anunciou o início, em caráter experimental, do seu serviço de acesso comercial à Internet, utilizando o sistema da RENPAC.

Um seleto grupo de cinco mil usuários foi escolhido para a fase experimental, que durou até maio de 1995, quando o sistema entrou em funcionamento pleno, com a liberação do acesso discado ao público em geral. Empresas e demais instituições não-acadêmicas puderam também estabelecer conexões fixas dedicadas à nova rede.

Ao final do mesmo ano, já eram dezenas de empresas, jornais e revistas, bancos, dentre outras entidades, com seus sites presentes na Internet, acompanhados por mais de 120mil usuários distribuídos nos aproximadamente 20 provedores de internet em operação.

chegada da Internet comercial no Brasil 3
Marcos históricos da Internet brasileira

A partir daí, o número de usuários no Brasil cresceu anualmente a passos largos, tendo o governo decidido por não atribuir à Embratel o fornecimento exclusivo do serviço ao usuário doméstico, obrigando à existência de provedores de acesso intermediários.

Meses antes, o caderno “mais!” da Folha de São Paulo preparava o terreno trazendo uma série de matérias apresentando ao público brasileiro os conceitos dessa nova “Superinfovia do Futuro”.

Atualmente, o Brasil é o 5º país do mundo com maior número de usuários Internet, ficando atrás apenas da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia.


E você, quando usou pela primeira vez a Internet?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A chegada da Internet no Brasil
Demonstração de acesso à Internet durante a FENASOFT em 1995
Cobertura da feira Internet World de 1996
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *