O Enhanced Graphics Adapter EGA de 1984
Em outubro de 1984, a IBM lançava o adaptador de vídeo Enhanced Graphics Adapter (EGA), colocando o PC novamente na cena dos jogos de computador e dos gráficos avançados.
O Enhanced Graphics Adapter, ou simplesmente EGA como ficou mais conhecido, foi um tipo de adaptador de vídeo criado pela empresa IBM como sucessor do Color Graphics Adapter (CGA), trazendo melhorias significativas tanto na resolução quanto na quantidade de cores, marcando um passo importante na evolução da qualidade gráfica dos PCs.
Com o EGA, os usuários passaram a poder experimentar uma resolução de 640×350 pontos (pixels) em modo gráfico, o que representava uma melhoria substancial em relação à resolução de 320×200 até então oferecida pelo CGA.
Além disso, o adaptador passou a suportar 16 cores simultâneas selecionadas em uma paleta de 64 cores, o que representava um aumento expressivo em comparação às 4 cores do CGA, proporcionando uma experiência visual mais rica e “colorida”. Isso foi especialmente significativo para aplicações gráficas, como jogos e programas de desenho assistido por computador, que se beneficiaram da maior variedade de cores e da melhoria na nitidez das imagens.
Chegando pouco tempo depois do microcomputador IBM PC/AT, o EGA também introduziria a possibilidade de expansão da memória de vídeo, permitindo aos usuários aumentar a sua capacidade de 64KB para até 256KB, o que foi uma inovação para os padrões da época. No entanto, apesar de suas melhorias, o EGA era relativamente caro (mais de US$ 1000 em valores atuais) e exigia monitores específicos para aproveitar ao máximo suas capacidades gráficas.
Além de trazer os aprimoramentos gráficos, o EGA garantia compatibilidade com os modos de vídeo anteriores, como os modos CGA e MDA (Monochrome Display Adapter), oferecendo flexibilidade para rodar programas legados que eventualmente utilizassem esses padrões.
Mas para aproveitar ao máximo os gráficos do EGA, era necessário usar monitores específicos compatíveis com o padrão, capazes de exibir as cores e resoluções mais altas.
O EGA rapidamente se tornaria um padrão “de fato” para gráficos de computador, sendo amplamente adotado por outros fabricantes, que também produziriam versões de placas compatíveis. Uma delas foi a Array Technology Inc, que ficaria mais conhecida como ATi, um dos maiores fabricantes de placas de vídeo da história, hoje “assimilada” (como diriam os borgs) pela AMD.
O impulso nos jogos de PC
Vale notar que, em 1984, o mundo dos microcomputadores pessoais já havia vencido a barreira das 4 cores do CGA fazia um bom tempo, seja com o Apple II, Commodore 64, MSX, ZX Spectrum, dentre outros. Ou seja, o PC já começava a passar vergonha, perdendo para os micros de 8bits.
Mas a introdução do novo padrão EGA, embora caro no seu lançamento, traria o PC “de volta ao jogo” do mudo dos games.
Um dos jogos que se aproveitaria dos novos recursos do EGA foi o megassucesso Commander Keen, criado por uns “tais” John Carmack e John Romero, que posteriormente fundariam a empresa iD Software, que entraria para a história com jogos com o Wolfenstein 3D and Doom.
Por algum tempo o EGA colocaria os PCs na disputa pela liderança da qualidade gráfica nos computadores pessoais… ao menos até que a Commodore apresentasse ao mundo em 1985 o revolucionário computador Commodore Amiga, com a espantosa capacidade de exibir até 4096 cores, “melando o pique” da IBM. 😊
O lançamento do EGA marcou o início de uma nova era de gráficos para PCs, influenciando o desenvolvimento posterior de tecnologias como o VGA (Video Graphics Array), lançada em 1987 junto com o computador IBM PS/2, que se tornaria o novo padrão gráfico dos computadores pessoais nos anos seguintes.
Para conhecer ou relembrar:
Quer experimentar a sensação de jogos o clássico Commander Keen direto no seu navegador? Ele está disponível aqui neste endereço.
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Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
- A ATI Video Wonder de 1993
- A NewTek Video Toaster de 1990
- O microcomputador IBM PS/2 modelo 25 de 1987
- O jogo Wolfenstein 3D de 1992
- O jogo DOOM de 1993
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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