Em 14 de julho de 2005, a IBM anunciava a morte definitiva do seu saudoso sistema operacional, declarando o fim do IBM OS/2.

Nascido no ano de 1987, como uma parceria entre a Microsoft e a IBM, o OS/2 foi um Sistema Operacional (SO) “avançado” de 16 bits, para computadores do tipo PC. E esta não tinha sido a primeira parceria entre as empresas.

Iniciou sua caminhada na versão OS/2 1.0, voltada aos computadores equipados com processadores da linha Intel 80286, e que contemplava uma interface de usuário exclusivamente em modo texto.

fim do IBM OS2 2
Pacotes de distribuição das primeiras versões

Resumidamente era um DOS, só que melhor. 😊

Ainda nos últimos anos da década de 80, foram lançadas as versões OS/2 1.1, que trazia finalmente uma interface gráfica, o “Presentation Manager”, e a OS/2 1.2, com o novo sistema de arquivos avançado High Performance File System-HPFS, no qual o NTFS do Windows NT se “inspirou fortemente”.

Até este momento, Microsoft e IBM andavam de mãos dadas no desenvolvimento do OS/2…

fim do IBM OS2 3
As versões do IBM OS/2 ao longo dos anos

Mas…. (sempre tem um “mas” nestas histórias), iniciados os anos 90, a Microsoft já vinha trabalhando em suas versões do Windows e começou a priorizar seu próprio sistema, fazendo com que a parceria entre as duas empresas se estremecesse.

A partir de então, a Microsoft concentraria esforços no seu Windows 3.0 e a IBM no OS/2 versão 1.3.

Até que em 1992, a IBM lança o OS/2 2.0 com o slogan: “um DOS melhor que DOS e um Windows melhor que o Windows”.

azedou de vez….. 🍋 😝

O fato é que, nesse momento, o Windows já tomava a dianteira do mercado com diversos fabricantes de computadores, colocando-o como primeira opção de sistema para seus lançamentos de equipamentos, muito embora o OS/2 fosse tecnicamente MUITO superior à todas as demais opções de SO existentes na época.

Mesmo os desenvolvedores de softwares, talvez por uma boa política de “convencimento” da Microsoft, priorizaram o desenvolvimento de aplicações compatíveis com o Windows, em detrimento do OS/2.

A IBM ainda insistiria com a plataforma lançando a versão OS/2 Warp 3.0 em 1994, agora com suporte a processadores 32bits.

fim do IBM OS2 4
As versões do IBM OS/2 ao longo dos anos

Ao mesmo tempo a Microsoft transformava a sua versão do OS/2 3.0 no Windows NT.

A participação de mercado da IBM agora já é muito pequena e seu sistema dá os últimos “suspiros” de vida.

Duas últimas versões oficiais ainda seriam lançadas em 1996, o OS/2 Warp v4 e o OS/2 Warp Server.

Por muitos anos ainda, diversas empresas mantiveram-se utilizando o OS/2 em algumas aplicações específicas, especialmente instituições financeiras. Aqui no Brasil, um dos grandes usuários do OS/2 foi o Banco do Brasil, em seus caixas eletrônicos.

Uma empresa privada ainda produziria, em 2001, uma versão batizada como eComStation (V4.5), sem contudo obter grande expressão.

Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar o OS/2 versão 1.0 direto no seu navegador?

Acesse pelo seu PC um emulador online neste link.

E você, usou alguma versão do OS/2?

A luta do OS/2 contra o Windows