Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 04 de setembro de 1998, Larry Page e Sergey Brin, então estudantes da universidade estadunidense de Stanford, davam entrada com o pedido de incorporação e oficializavam a fundação do Google, o gigante da Internet.

E já chegavam assumindo publicamente a “humilde” missão de:

“… organizar as informações do mundo, Para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

E convenhamos, hoje, sem o Google, nossa vida seria um tanto mais difícil 😊.

fundação do Google em 4
Alguns dos quase 300 produtos oferecidos pelo Google

O primeiro “batismo” da empresa se daria ainda em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin chamariam originalmente seu mecanismo de busca de “BackRub“.

Contudo, ainda não totalmente felizes com a escolha, continuaram na busca por outras opções de nomes que estivessem relacionados à ideia de indexação de uma grande quantidade de dados. Surgiria assim, em setembro de 1997, a opção “googolplex” e finalmente “googol”.

Com o nome escolhido, realizaram então uma busca no banco de dados de registro de nomes de domínio da Internet, com o intuito de ver se o nome que haviam escolhido estava disponível para registro. Mas um erro de digitação os faria procurar pelo nome “google.com”, que descobriram estar disponível.

Nascia assim o domínio google.com, registrado oficialmente em 15 de setembro de 1997.

Seu nome deriva da palavra Gugol (Googol em inglês), criada em 1937 pelo matemático Edward Kasner para representar o astronômico número 1 seguido de 100 zeros (10100).

E desde a fundação, tudo relacionado ao Google foi realmente astronômico!

fundação do Google em 3
Primeiros computadores: onde tudo começou

Tem atualmente mais de 130mil funcionários e mais de 1 milhão de servidores ao redor do mundo, que processam por volta de 1 petabyte (1024 terabytes ou 1 milhão de gigabytes) de dados por hora.

Ao longo dos anos, passou de um simples “buscador web” para fornecedor de inúmeros serviços como e-mail, ferramentas de colaboração online, o navegador Chrome, armazenamento em nuvem, navegação por GPS, mapas, conferências, hardware e, desde 2005, o onipresente sistema Android que domina o universo dos celulares.

fundação do Google em 4
Alguns dos quase 300 produtos oferecidos pelo Google

Seu sucesso rendeu à empresa, dentre outros, os títulos de: site mais visitado, melhor empresa pra se trabalhar, marca mais valiosa… E a lista cresce a cada ano.

A divisão da empresa em 2015

Em 10 de agosto de 2015, o Google anunciou uma das reestruturações corporativas mais significativas da história, com a criação de uma nova empresa chamada Alphabet Inc (concretizada em 2 de outubro de 2015), que passaria a ser a controladora do próprio Google e de diversos outros projetos e subsidiárias.

A decisão foi comunicada por Larry Page em uma carta pública que explicava a mudança como uma forma de tornar a administração mais eficiente e transparente. O Google original se tornaria uma divisão dentro da Alphabet, focado exclusivamente em seus principais produtos, como o buscador, o YouTube, o sistema Android e a publicidade digital, enquanto outras iniciativas mais experimentais, como os projetos de carros autônomos e saúde, seriam organizadas em empresas independentes sob o “guarda-chuva” da nova holding.

fundação do Google em 7
O Google se reestruturou em 2015

Essa reestruturação teria um impacto profundo no modo como o público e o mercado passaram a enxergar o Google. Enquanto antes a empresa era vista como um conglomerado tecnológico unificado, a partir da criação da Alphabet ficou mais claro que o Google já havia se transformado em algo muito maior: uma organização com ambições que iam muito além da internet.

Com a mudança, Larry Page tornou-se CEO da Alphabet, enquanto Sundar Pichai assumiu a liderança do novo Google. Outras de suas divisões, como a Calico (voltada para longevidade), a Verily (ciência da saúde), a Waymo (veículos autônomos) e a X Development (projetos experimentais), passaram a operar de forma mais autônoma, com orçamentos e administrações próprias.

Embora a Alphabet continue existindo como empresa-mãe até hoje, a maior parte do público (e muitos dos produtos/serviços) ainda são identificados com a marca Google, que permanece dominante no dia a dia das pessoas. A estrutura da Alphabet não foi desfeita, mas com o passar dos anos, sua presença foi ficando mais “transparente” para o consumidor comum, funcionando mais como uma entidade corporativa para investidores e fins administrativos.

fundação do Google em 5
Os fundadores


E você, qual foi o primeiro serviço Google que usou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Documentário: Um mundo sem Google (BBC)
Buscadores mais populares de 1993 à 2001
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *