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Em 20 de setembro de 1984, a britânica Acornsoft lançava a primeira versão do lendário jogo de simulação espacial Elite.

Desenvolvido pelos programadores David Braben e Ian Bell para o microcomputador BBC Micro e distribuído pela empresa Acornsoft (braço de software da fabricante de computadores Acorn Computers), o jogo Elite marcaria para sempre a história dos jogos de computador, sendo um dos primeiros a introduzir o conceito de “mundo aberto”, oferecendo liberdade quase total aos jogadores em um vasto universo tridimensional virtual.

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A versão original, para o computador Acorn BBC Micro

Um jogo inovador, tanto em termos de jogabilidade quanto de tecnologia, que se tornaria um dos ícones do gênero de simulação espacial, colocando os jogadores no papel de um piloto de uma nave espacial, com a liberdade de explorar um vasto universo composto por várias galáxias e centenas de planetas gerados proceduralmente (por meio de algoritmos), aumentando ainda mais a sensação de imensidão e exploração.

Isso se torna ainda mais espantoso ao tomarmos conhecimento de que estes algoritmos de geração procedural do vasto universo cabiam em apenas 22 KB de memória RAM, uma proeza técnica impressionante para a época.

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O K7 original para o BBC Micro

Elite oferecia uma experiência de mundo aberto antes mesmo do termo vir a ser amplamente utilizado, permitindo que os jogadores decidissem como queriam interagir com o universo, podendo optar por desempenhar diferentes papéis, como pacíficos mercadores, piratas espaciais ou caçadores de recompensas, o que representava uma quebra de paradigma significativa com os jogos lineares da época.

Foi também inovador no quesito tecnologia, sendo um dos primeiros jogos a utilizar gráficos 3D wireframe com remoção de linhas ocultas, dando ao participante uma sensação de profundidade e realismo até então inédita nos jogos.

jogo Elite 3
Gráficos tridimensionais surpreendentes para os computadores da época

Além disso, a inteligência artificial dos inimigos, as rotas comerciais e a complexidade do sistema de combates e negociação eram todos gerados de forma que garantiam uma experiência única para cada jogador.

Sucesso imediato, foi aclamado tanto pela crítica quanto por legiões de jogadores em todo o mundo, vendendo centenas de milhares de cópias em praticamente todas as plataformas de sua época, que incluíam (dentre muitos outros) o Commodore 64, Apple II, Sinclair ZX Spectrum, MSX, PC, Amstrad CPC e até mesmo o videogame Nintendo NES.

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Algumas das muitas versões portadas para outras arquiteturas

O sucesso de Elite geraria várias continuações, que incluíram os jogos Elite Plus, Frontier: Elite II, Frontier: First Encounters e Elite Dangerous, lançados entre 1991 e 2014, consolidando seu legado como um dos jogos mais influentes de todos os tempos.

É frequentemente citado como um dos jogos mais importantes da história dos videogames. Sua combinação de jogabilidade aberta, gráficos inovadores e dinâmica de estratégica o tornariam uma enorme influência para as futuras gerações de desenvolvedores, inspirando a criação de jogos como No Man’s Sky, Wing Commander, Freelancer e a série EVE Online.

O jogo também solidificaria a carreira de David Braben, que mais tarde fundaria a Frontier Developments, uma importante desenvolvedora de jogos do Reino Unido.

Para conhecer ou relembrar:

Que tal uma partidinha na versão original do jogo? Ela está disponível aqui neste endereço.

Quer matar a saudade da versão MSX? Ela pode ser encontrada aqui.

Prefere uma versão mais “modernosa”? Um clone com gráficos realistas pode ser baixado aqui neste site.


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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Elite: o jogo que não podia ser escrito
Versão original para o Acorn BBC Micro
Elite no MSX
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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