Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 06 de julho de 2016, a estadunidense Niantic e as japonesas Nintendo e The Pokémon Company lançavam o revolucionário jogo Pokémon GO.

Criado pela desenvolvedora de games Niantic, a partir de um conceito concebido em 2014 por Satoru Iwata da Nintendo e Tsunekazu Ishihara da The Pokémon Company, o jogo Pokémon GO tornou-se desde o seu lançamento um fenômeno global, conquistando milhões de jogadores ao redor do mundo e se tornando um marco no gênero de jogos de realidade aumentada.

Sua proposta era permitir que os jogadores capturassem Pokémons “no mundo real” usando seus dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Através da tecnologia de realidade aumentada, os jogadores podiam ver os Pokémons na tela de seus smartphones e interagir com eles, simulando a experiência de ser um treinador Pokémon.

O jogo se baseava no universo dos jogos de Pokémon tradicionais, onde os jogadores tinham como objetivo capturar, treinar e batalhar com os monstrinhos de bolso, associando ainda à dinâmica, elementos de “exploração” e trabalho em equipe.

Os jogadores podiam também encontrar PokéStops, que eram locais no mundo real onde obtinham itens como Pokébolas, poções, frutas (berries), itens de evolução e reabastecer suas reservas.

jogo Niantic Pokémon GO 3
Multidões se aglomeravam em espaços públicos para caçar os “monstrinhos de bolso”

Uma das características mais marcantes do Pokémon Go era a interação social que o jogo proporcionava. Os jogadores podiam se encontrar em locais específicos para caçar Pokémon juntos, trocar Pokémon entre si e participar de batalhas em equipe, onde lutavam contra outros treinadores para conquistar e defender territórios.

Isso gerou uma comunidade engajada de jogadores que se reuniam em parques, praças e outros locais para jogar e compartilhar experiências.

O sucesso do Pokémon Go foi notável, quebrando recordes de downloads e de receita em seus primeiros meses de lançamento, sendo enormemente elogiado por sua inovação em combinar elementos de jogos virtuais com o mundo real, incentivando a atividade física e a exploração do ambiente ao redor.

jogo Niantic Pokémon GO 2
Jogadores são obrigados a caminhar para chegar aos locais indicados no mapa virtual

Ao longo dos anos, o Pokémon GO continuou a evoluir com a adição de novos recursos, eventos especiais e Pokémons. A Niantic também lançou atualizações para melhorar a jogabilidade e a estabilidade do jogo.

Mas apesar de todas as novidades, o Pokémon GO gerou também alguns transtornos.

Um dos principais problemas foi o aumento de acidentes relacionados ao jogo. Alguns jogadores se envolveram em acidentes de trânsito ou caíram enquanto caminhavam e jogavam simultaneamente. A distração causada pelo jogo levou a situações perigosas.

O uso pelo jogo de recursos de realidade aumentada e geolocalização, fez também com que alguns jogadores, em busca de Pokémons, invadissem propriedades privadas, áreas restritas, eventos públicos e locais sagrados, causando desconforto para a comunidade local e gerando preocupações relativas à segurança e invasão de privacidade.

jogo Niantic Pokémon GO 4
Empresas e instituições públicas tiveram problemas com os jogadores

Houve ainda relatos de crimes relacionados ao jogo, onde criminosos usaram o jogo para atrair jogadores para locais isolados e depois os assaltaram.

Embora tenha havido uma diminuição na popularidade do Pokémon GO em relação aos primeiros meses após o lançamento, o jogo ainda possui uma base de fãs dedicada e continua a receber atualizações regulares.

Sem dúvidas é um jogo que deixou um legado duradouro ao introduzir a realidade aumentada em jogos móveis e redefinir a forma como as pessoas interagem com os jogos e com o ambiente ao seu redor.

No Brasil, depois de muita reclamação, o jogo desembarcou oficialmente no dia 3 de agosto de 2016.


E você, como foi sua experiência com o Pokemon GO?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Trailer de lançamento
Comercial de 2017
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *