A linguagem Automatically Programmed Tools APT de 1959
Em 25 de fevereiro de 1959, a linguagem Automatically Programmed Tools APT, criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), era publicamente demonstrada em uma conferência de imprensa.
Tendo como principal criador o pesquisador Douglas Taylor Ross, então membro do Laboratório de Servomecanismos do MIT, a Automatically Programmed Tools (APT) é uma linguagem utilizada para programação de máquinas-ferramenta de usinagem (controle numérico), comumente encontradas em indústrias.
Tudo bem, o conceito de máquinas operadas por comando numérico já existia nesta altura, tendo como um dos expoentes John Thoren Parsons, que no final dos anos 1940 propôs desenvolver uma máquina-ferramenta tridimensional controlada numericamente.
Mas sua programação era bastante complexa, exigindo profissionais altamente capacitados para especificação dos movimentos das máquinas por meio de cartões ou fitas perfuradas.
Lembre-se que falamos de um momento em que computadores com interfaces gráficas e mouses ainda não existiam, e não eram uma ferramenta de uso corrente como hoje 😊.
A partir de um projeto iniciado em 1956, esta nova linguagem utilizava um conjunto de palavras (comandos) em inglês, por meio das quais as ferramentas de determinada máquina se movimentavam cortando e perfurando, criando formas e peças complexas, com altíssima precisão e com possibilidade de repetição idêntica, indefinidamente.
Agora, de maneira similar à que um programador desenhava na tela do computador uma forma qualquer, ele poderia construir uma peça física, usando comandos semelhantes!
Uma revolução!
Precursora da atual tecnologia de Manufatura Assistida por Computador (Computer Aided Manufacturing – CAM), a APT foi produzida sob demanda da indústria aeroespacial, que exigia a produção de formas complexas, de difícil e demorada reprodução por um operador humano.
Ao longo dos anos seguintes a APT ganharia novas versões, com a ADAPT, EXAPT, UNIAPT, entre outras, tendo até hoje variantes da versão original em uso.
É atribuída também a Ross a criação do termo Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador), mais conhecido pela sua sigla CAD.
Para conhecer ou relembrar:
Relatório de 1958 com os detalhes da pesquisa da APT:
E você, já escreveu rotinas para máquinas de comando numérico?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- Sketchpad – primeira interface gráfica avançada de usuário de 1963
- A linguagem de programação FORTRAN de 1954
- A Linguagem de programação BASIC de 1964
- O Microsoft Visual Basic de 1991
- A linguagem de programação Algol 60 de 1960
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: