Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 31 de agosto de 2004, durante a edição parisiense da Apple Expo, a Apple lançava seu novo membro da família iMac, o Apple iMac G5.

Chegando para substituir o Apple iMac G4 (o famoso “Mac Abajour”), o Apple iMac G5 foi uma linha de computadores pessoais do tipo all-in-one (tudo em um, assim como o iMac original) com um design minimalista e que representou uma grande evolução em comparação com os modelos anteriores.

Última série de iMacs a usar um processador PowerPC, sendo também o último a ser capaz de executar nativamente aplicativos do sistema operacional Mac OS 9, o Apple iMac G5 foi anunciado, no dia de hoje, durante o momento “one more thing” da edição francesa do evento Apple Expo, ocorrido na cidade de Paris.

microcomputador Apple iMac G5 2
Vista traseira

Com uma espessura de apenas 5 cm, o Apple iMac G5 era um dos computadores mais finos de sua categoria na época, com todos os seus componentes integrados na parte de trás da tela. Esta abordagem havia sido tentada no seu predecessor, o Apple iMac G4, mas descartada em função de restrições técnicas na época.

Seu modelo mais básico contava com um microprocessador de 64bits modelo PowerPC 970 G5 de 1,6GHz de velocidade, memória RAM de 256MB DDR400 (até 2GB), adaptador de vídeo GeForce FX 5200 Ultra AGP com 64MB de memória dedicada, unidade de disco rígido de 80GB padrão SATA, unidade óptica DVD/CD, tela integrada LCD TFT com resolução de até 1440×900 pontos, além de conexões externas para monitor VGA (espelhamento), áudio, Firewire, USB, rede Ethernet, modem, bem como previsão para instalação de adaptadores WiFi e Bluetooth.

microcomputador Apple iMac G5 3
As “entranhas” do iMac G5

Os demais modelos, lançados no mesmo dia, ofereciam outros incrementos, como velocidade de processador de 1,8GHz, tela de 20”, unidade de disco rígido de 160GB e unidade óptica tipo SuperDrive.

Sua tela widescreen, que podia ser ajustada em ângulos que iam de -5 a 25º, e sua aparência limpa e moderna (de material plástico de cor branca), fariam dele (como de costume para os produtos Apple) um objeto de desejo tanto para usuários domésticos quanto para profissionais.

A campanha publicitária explorava exatamente sua estética, que lembrava muito outro produto de sucesso da empresa, o iPod. Nos anúncios, o Apple iMac G5 era posto lado a lado com o iPod, tendo abaixo a seguinte mensagem: “Dos criadores do iPod”. Não é difícil imaginar que os proprietários do famoso tocador de música devem ter ficado enormemente tentados a comprar o novo computador da Apple. 😊

microcomputador Apple iMac G5 5
Anúncio da época, associando sua imagem à do iPod

Outra de suas características interessantes era seu sistema de resfriamento. O sistema, composto por três ventiladores ultra-silenciosos, dividiu a área interna do computador em três zonas distintas, cujos ventiladores tinham sua velocidade controlada por um sofisticado mecanismo de monitoramento, que só aumentava sua velocidade de rotação quando necessário, diminuindo a produção de ruído.

Em relação ao seu software, o iMac G5 vinha com o sistema operacional Mac OS X Panther instalado de fábrica, oferecendo uma interface de usuário amigável e uma série de aplicativos nativos, como o AppleWorks, Quicken 2004, WorldBook Encyclopedia 2004 Edition, os jogos Nanosaur 2 e MarbleBlast Gold e o iLife ’04 (que incluía o iPhoto, iMovie, iDVD, GarageBand e iTunes, permitindo que os usuários criassem e gerenciassem conteúdo multimídia com facilidade).

microcomputador Apple iMac G5 4
Placa principal

Sucesso tanto de crítica quanto entre os consumidores, tinha uma performance que não deixava a desejar quando comparado aos modelos Apple Power Macintosh mais “bombados”, como o Apple Power Mac G5, com muitos especialistas afirmando que a aquisição do modelo mais evoluído só se justificava para aqueles que necessitassem instalar placas de expansão específicas.

O Apple iMac G5 ALS

No ano seguinte, em 3 de maio de 2005, um upgrade da linha foi lançado pela empresa, o Apple iMac G5 ALS (Ambient Light Sensor), com modelos que receberam mais memória RAM, uma unidade de disco rígido maior, um processador gráfico mais poderoso (modelo ATI Radeon 9600), interface de rede Gigabit Ethernet, bem como adaptadores WiFi AirPort Extreme e Bluetooth 2.0 já de série. Sua aparência externa, contudo, manteve-se a mesma.

Além disso, o novo recurso Ambient Light Sensor (ALS) monitorava a iluminação do ambiente, reduzindo o sinal luminoso quando o detectava pouca luz externa, como em uma sala ou quarto com lâmpadas apagadas.

O Apple iMac G5 iSight

Em 12 de outubro de 2005 mais uma nova atualização da linha desembarcava, o Apple iMac G5 iSight.

Além de mais fino e mais leve que os modelos anteriores, a versão básica contava com novos microprocessadores PowerPC 970fx G5 de 1,9GHz de velocidade, memória RAM de 512MB (até 4,5GB) padrão DDR2, unidade de disco rígido de 160GB, adaptador de vídeo ATI Radeon X600 Pro com 128 MB de memória RAM integrada, além de barramento interno tipo PCI Express.

Foi inclusive o primeiro computador Apple a adotar em sua arquitetura os novos barramentos padrão PCI Express e memórias RAM tipo DDR2, tornando a linha o “estado da arte” no segmento de computadores pessoais desktop.

A linha Apple iMac G5 seria definitivamente descontinuada em 10 de janeiro de 2006, sendo sucedida pelo primeiro modelo iMac baseado em processadores Intel.

E você, teve algum dos modelos do iMac? Qual você acha mais bonito?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O Apple iMac G5 era apresentado na Apple Expo Paris
Review do Apple iMac G5
Comercial Apple iMac G5
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *