O microcomputador Tandy 1000 de 1984
Em 8 de novembro de 1984, a norte-americana Tandy Corporation lançava seu primeiro PC compatível voltado ao mercado doméstico, o microcomputador Tandy 1000.
Produzido pela Tandy Corporation, a mesma empresa que dominara o cenário de computadores pessoais norte-americanos do início dos anos 80 com sua linha TRS-80, o Tandy 1000 foi um computador pessoal de 16 bits projetado para ser uma alternativa mais econômica e amigável aos computadores da família IBM PC, buscando levar a computação doméstica a um público mais amplo.
Chegando em um momento em que os computadores IBM já dominavam o mercado, a Tandy (proprietária da rede de lojas RadioShack, que o comercializaria), já havia feito uma primeira tentativa no ano anterior com seu modelo Tandy TRS-80 model 2000, um PC “semi”-compatível. Mas apesar do novo modelo ser mais rápido que ambos os concorrentes IBM PC/XT e IBM PC/AT, questões de compatibilidade com os originais fariam com que muitos programas simplesmente não funcionassem nele, resultando em seu fracasso comercial.
A volta por cima viria no mês de outubro de 1984, com o lançamento do agora PC-compatível Tandy 1200 HD, voltado ao segmento profissional/empresarial.
Um mês depois a empresa apresentava agora o Tandy 1000, posicionado como um computador pessoal voltado para pequenos negócios, estudantes e famílias, oferecendo um sistema mais barato e com mais recursos multimídia que os PCs da época.
Tratando-se de um clone incrementado do malsucedido IBM PCjr, o Tandy 1000 contava com um processador Intel 8088 a 4,77 MHz de velocidade, memória RAM de 128 KB (expansível até 640 KB), unidade de disquete de 5 ¼” de 360KB de capacidade (2ª unidade opcional), adaptador de vídeo Tandy Graphics Adapter – TGA (capaz de exibir até 16 cores, quatro vezes mais que o padrão CGA do IBM), gerador de áudio SN76496 de 3 canais, teclado profissional de 90 teclas, três slots de expansão internos padrão ISA, além de conexões externas para joysticks, caneta óptica, porta paralela, áudio e vídeo.
Um dos seus diferenciais residia no fato da maioria das expansões do sistema, como a controladora de disquetes, de vídeo, de áudio e as portas paralela e de joysticks, terem sido implementadas diretamente na placa mãe do sistema, o que nos modelos concorrentes dependia de placas espetadas nos slots de expansão.
Isso fazia com que o equipamento tivesse dimensões muito inferiores às do IBM PC 5150 e que os três slots de expansão disponíveis pudessem ser livremente utilizados pelos usuários.
Baseado na arquitetura do IBM PC, o Tandy 1000 garantia compatibilidade com a maioria dos softwares projetados para o sistema da IBM, apresentando, contudo, vantagens significativas, como som integrado e gráficos avançados, algo que não era comum nos computadores da concorrência. Isso fazia o Tandy 1000 muito atraente para jogos e programas que exigiam processamento gráfico.
Em relação ao seu software, vinha de série com uma versão personalizada do sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.1, incluindo ainda o pacote de produtividade DeskMate (criado pela própria empresa e lançado junto com o Tandy 1000) e que combina seis aplicativos, incluindo processador de textos, banco de dados, calendário e planilha eletrônica.
Todas estas características, associadas ao valor de venda na casa dos US$1200 (muitas vezes inferior à um IBM PC com configuração equivalente), fariam com que fossem comercializadas mais unidades no primeiro mês de vendas do que qualquer outro produto Tandy, tornando-se, já no início de 1985, seu computador mais vendido.
Ao longo dos anos seguintes, o Tandy 1000 passaria por diversas atualizações, com novos modelos trazendo processadores mais rápidos, maior capacidade de memória e discos rígidos maiores, como o Tandy 1000A, Tandy 1000 EX, Tandy 1000 SX, Tandy 1000 HX, Tandy 1000 TX, Tandy 1000 SL, Tandy 1000 TL, Tandy 1000 TL/2, Tandy 1000 SL/2, Tandy 1000 RL, Tandy 1000 RLX e Tandy 1000 RSX.
Esses aprimoramentos garantiram sua popularidade durante boa parte do restante dos anos 1980 e início dos anos 1990, especialmente entre usuários domésticos e pequenas empresas que buscavam um bom computador à um preço acessível.
O fim de uma era
Mas mudanças no mercado tornaram cada vez mais difícil para a Tandy Corporation obter lucro com sua linha de computadores, colocando seu negócio de computadores pessoais em crise.
Isso faria com que a Tandy Corporation vendesse, em 1993, sua divisão de computadores para a AST Computers, encerrando definitivamente todas as linhas de computadores da Tandy.
A partir daí, as lojas RadioShack passariam a comercializar computadores de terceiros, como os da IBM e Compaq, enterrando definitivamente a era de ouro dos computadores pessoais TANDY, responsáveis desde os anos 70 pela “iniciação” no mundo da informática de uma infinidade de pessoas em todo o mundo, seja pelos modelos originais, seja por seus “clones”.
E você, teve algum dos modelos de PCs da Tandy Corporation?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O protótipo do microcomputador TRS-80 de 1977
- O IBM PC 5150 de 1981
- O microcomputador TANDY TRS-80 model 2000 de 1983
- O microcomputador Tandy 1200 HD de 1984
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
- O microcomputador IBM PCjr 4860 de 1983
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: