O microcomputador IBM Aptiva de 1994
Em setembro de 1994, a gigante IBM lançava sua nova linha de computadores pessoais de uso doméstico, o IBM Aptiva.
Chegando para substituir a linha IBM PS/1, o IBM Aptiva foi um microcomputador doméstico projetado para oferecer uma experiência completa e acessível aos usuários, combinando desempenho, funcionalidade, facilidade de uso e design inovador, marcando uma nova fase na estratégia da empresa para concorrer com outras fabricantes de PCs, numa (nova) tentativa de consolidar sua presença em um segmento cada vez mais competitivo.
Destacava-se por integrar funções multimídia avançadas para a época, como placas de som e de vídeo aprimoradas e as novas unidades de CD-ROM, sendo um dos primeiros computadores a incluir um modem e um software pré-instalado para acesso à internet, alinhando-se ao cenário de crescimento da World Wide Web, o que foi inovador na época.
Com um projeto desenvolvido internamente, o IBM Aptiva foi inicialmente equipado com processadores Intel 80486, passando posteriormente a contar com processadores Intel Pentium e AMD K6-2, alcançando diferentes necessidades e orçamentos.
Em relação ao seu software, suas primeiras versões incluíam o sistema operacional IBM PC-DOS 6.3 e o Microsoft Windows 3.1, passando a ter opções de Microsoft Windows 95 e IBM OS/2 Warp nas versões posteriores.
Sobre o sistema Microsoft Windows 95, curiosamente a IBM não receberia autorização para embarcar o sistema em seus computadores até 15 minutos antes do seu lançamento, obrigando à IBM a vender os computadores sem o novo sistema. Por outro lado, Compaq, HP e outras empresas puderam vender suas máquinas já com o novo Windows 95 desde o primeiro dia.
Enfim… Microsoft sendo Microsoft…
Oferecendo uma solução robusta para as atividades cotidianas, como navegação na web e edição de documentos, o IBM Aptiva contava ainda com uma série de programas pré-instalados voltados para produtividade, educação e entretenimento, acessíveis por meio de uma interface amigável que buscava atrair usuários menos familiarizados com computadores. A mesma proposta do IBM PS/1.
As funcionalidades de modem e som eram garantidas pelo adaptador IBM Mwave, que, apesar de “alguns” problemas de compatibilidade, oferecia uma solução integrada para comunicação e multimídia. Um dos exemplares dos quase-que-totalmente-odiados “soft-modems”, que geravam enormes dores de cabeça tanto para os usuários quando para técnicos de suporte.
O lançamento do IBM Aptiva marcaria um momento significativo para a IBM, que buscava (novamente) recuperar sua posição no mercado de computadores pessoais, o que já havia sido tentado (sem muito sucesso) com a linha IBM PS/1. No entanto, a competição acirrada com empresas como Compaq, Dell e HP, além de desafios internos, frustrou os planos de retomada da liderança de mercado pela IBM.
Apesar de sua popularidade inicial, a linha IBM Aptiva acabaria sendo descontinuada em maio de 2001, sem nenhuma substituição por outra linha, demarcando a saída definitiva da Big Blue o do mercado de computadores pessoais de uso doméstico. Aos usuários, foi dada a opção de migração para a linha IBM NetVista, muito embora mais voltada ao segmento empresarial.
E você, teve algum dos modelos a linha IBM Aptiva? Qual?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O IBM PC 5150 de 1981
- O IBM Portable Personal Computer 5155 de 1984
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
- O microcomputador IBM 5550 Multistation de 1983
- O microcomputador IBM PS/1 de 1990
- O microcomputador IBM PS/2 modelo 25 de 1987
- O IBM Simon Personal Communicator de 1994
- O acordo entre a IBM e a Intel de 1984
- O IBM RISC System/6000 RS/6000 de 1990
- O microcomputador IBM PS/2 era clonado em 1988
- A IBM vendia o PC para a Lenovo em 2004
- O sistema operacional IBM PC-DOS de 1981
- O sistema Microsoft Windows 3.1 de 1992
- O sistema operacional Microsoft Windows 95 de 1995
- O sistema IBM OS/2 de 1987
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: