O microcomputador Terminal Technology Microscribe de 1983

Em dezembro de 1983, a empresa britânica Terminal Technology lançava seu equipamento portátil multiuso Terminal Technology Microscribe.

O Terminal Technology Microscribe foi um tipo de computador/terminal portátil de uso geral e de baixo custo, desenvolvido pela empresa britânica Terminal Technology, que se colocava como alternativa para múltiplas finalidades, seja no escritório, em campo, em casa ou enquanto usuário se deslocava.

Pequeno, leve, resistente e com um design ergonômico e elegante, era facilmente transportado em uma maleta, podendo ser configurado interativamente pelo teclado, de acordo com o papel específico que se desejava.

Sua ênfase construtiva na durabilidade e confiabilidade, atendia às necessidades tanto dos ambientes comerciais quanto dos industriais, tornando-se uma escolha popular em uma variedade de setores, desde escritórios corporativos até ambientes de produção.

Contava com uma CPU Zilog Z80 rodando a 4 MHz de velocidade, memória RAM de 2KB (até 64KB), memória ROM de 8KB, display de cristal líquido de 1 linha e até 40 caracteres, teclado alfanumérico completo com quatro teclas de função pré-programadas, além de conexões externas tipo RS-232 (serial), vídeo composto/TV e gravador K7.

microcomputador Terminal Technology Microscribe 2
Placa principal

Suas teclas, com resposta tátil e sonora (que podia ser desabilitada), foram projetadas para anos de operação sem falhas, com microchaves construídas com ouro puro!

O Terminal Technology Microscribe não era apenas uma ferramenta eficaz para a entrada de dados, mas também oferecia recursos de comunicação avançados para a época. Sua porta de comunicação serial RS-232 permitia que ele “conversasse” com praticamente qualquer computador ou periférico local ou remoto (usando modems), possibilitando que os usuários acessassem e interagissem com informações localizadas em servidores ou mainframes.

Era capaz de funcionar tanto com baterias quanto com uma fonte externa, sendo ideal para uso em campo ou móvel, atuando como um caderno eletrônico ou um dispositivo de captura de dados. Dispunha ainda de um circuito de controle especial que mantinha a relação de contraste do display constante durante a curva de descarga da bateria.

O Microscribe foi um dos primeiros terminais portáteis do mercado, sendo um precursor dos laptops e tablets atuais. Foi usado em diversas aplicações industriais e comerciais, como controle de estoque, processamento de texto, programação, comunicação e educação.

E você, qual é o primeiro computador portátil do qual se lembra?