O microcomputador Terminal Technology Microscribe de 1983

Em dezembro de 1983, a empresa britânica Terminal Technology lançava seu equipamento portátil multiuso Terminal Technology Microscribe.
O Terminal Technology Microscribe foi um tipo de computador/terminal portátil de uso geral e de baixo custo, desenvolvido pela empresa britânica Terminal Technology, que se colocava como alternativa para múltiplas finalidades, seja no escritório, em campo, em casa ou enquanto usuário se deslocava.
Pequeno, leve, resistente e com um design ergonômico e elegante, era facilmente transportado em uma maleta, podendo ser configurado interativamente pelo teclado, de acordo com o papel específico que se desejava.
Sua ênfase construtiva na durabilidade e confiabilidade, atendia às necessidades tanto dos ambientes comerciais quanto dos industriais, tornando-se uma escolha popular em uma variedade de setores, desde escritórios corporativos até ambientes de produção.
Contava com uma CPU Zilog Z80 rodando a 4 MHz de velocidade, memória RAM de 2KB (até 64KB), memória ROM de 8KB, display de cristal líquido de 1 linha e até 40 caracteres, teclado alfanumérico completo com quatro teclas de função pré-programadas, além de conexões externas tipo RS-232 (serial), vídeo composto/TV e gravador K7.

Suas teclas, com resposta tátil e sonora (que podia ser desabilitada), foram projetadas para anos de operação sem falhas, com microchaves construídas com ouro puro!
O Terminal Technology Microscribe não era apenas uma ferramenta eficaz para a entrada de dados, mas também oferecia recursos de comunicação avançados para a época. Sua porta de comunicação serial RS-232 permitia que ele “conversasse” com praticamente qualquer computador ou periférico local ou remoto (usando modems), possibilitando que os usuários acessassem e interagissem com informações localizadas em servidores ou mainframes.
Era capaz de funcionar tanto com baterias quanto com uma fonte externa, sendo ideal para uso em campo ou móvel, atuando como um caderno eletrônico ou um dispositivo de captura de dados. Dispunha ainda de um circuito de controle especial que mantinha a relação de contraste do display constante durante a curva de descarga da bateria.
O Microscribe foi um dos primeiros terminais portáteis do mercado, sendo um precursor dos laptops e tablets atuais. Foi usado em diversas aplicações industriais e comerciais, como controle de estoque, processamento de texto, programação, comunicação e educação.
E você, qual é o primeiro computador portátil do qual se lembra?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Mais em:
- O microcomputador portátil Elonex ONE de 2008
- O computador portátil HP-75C de 1982
- O microcomputador Visual Technology 1083 Commuter de 1983
- O microcomputador Convergent Technologies Workslate de 1983
- O Assistente Digital Pessoal Casio Z-7000 Zoomer de 1993
- O Assistente Digital Pessoal Palm Tungsten C de 2003
- O Assistente Digital Pessoal Palm Tungsten T de 2002
- O Assistente Digital Pessoal Apple Newton de 1992
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!