O microprocessador AMD Sempron de 2004

Em 28 de julho de 2004, a fabricante de chips AMD lançava sua nova linha de processadores de baixo custo, o AMD Sempron.

Projetado pela fabricante norte-americana de chips Advanced Micro Devices (AMD) para substituir a linha de processadores AMD Duron e visando competir diretamente com os processadores Intel Celeron, o microprocessador AMD Sempron foi uma linha de processadores de 32bits voltada para o mercado de “entrada”, oferecendo uma solução comercialmente acessível para uso em computadores pessoais básicos.

Oferecendo uma boa relação custo-desempenho, era a CPU ideal para tarefas cotidianas, como navegação na internet, edição de documentos e reprodução de mídia, sendo capaz de executar a maioria das aplicações domésticas com eficiência, apesar de ser uma opção dita de “baixo custo”.

microprocessador AMD Sempron 2
Algumas das versões desktop posteriores

Sua introdução foi parte da estratégia da AMD em abocanhar uma maior fatia do mercado de PCs de baixo custo, proporcionando uma alternativa viável ao seu principal concorrente na época, o Intel Celeron.

Construídos a partir de 37 milhões de transistores, os microprocessadores AMD Sempron tiveram sua primeira geração baseada na arquitetura K7 (do processador AMD Athlon XP), adotando o formato de soquete tipo “A”, com velocidades variando entre 1500 MHz e 2200 MHz (identificados como 2200+ e 3300+, respectivamente, segundo a filosofia do Performance Rating).

Sua segunda geração teria a arquitetura K8 (do AMD Athlon 64) como plataforma, muito embora tivesse as extensões AMD64 de 64bits desativadas nas primeiras versões. Passou a utilizar os modelos de soquetes 754, 939 e AM2, com velocidades variando de 1,4 a 2,2GHz (modelos 2500+ a 3800+, respectivamente).

microprocessador AMD Sempron 3
AMD Sempron Mobile: dispositivos portáteis

Os modelos AMD Sempron a partir do “3000+” incluíam a tecnologia Cool’n’Quiet, que ajustava dinamicamente a velocidade do clock e a voltagem do processador, a fim de reduzir seu consumo de energia e aquecimento, permitindo que o cooler de resfriamento do sistema pudesse operar em velocidades menores, diminuindo a produção de ruído.

A linha Sempron continuou a evoluir, incorporando melhorias tecnológicas e acompanhando as inovações da AMD em termos de arquitetura de processadores. Ganharia ao longo dos anos seguintes diversas novas gerações, com velocidades de até 3,3GHz, sendo definitivamente descontinuado dez anos depois do seu lançamento, com os últimos modelos lançados em 9 de abril de 2014.

E você, teve algum modelo de computador com processador AMD Sempron?

Evolução dos processadores AMD
A história das CPUs AMD